Clicky

Site avalia filmes e séries de acordo com sua representatividade

Site avalia filmes e séries de acordo com sua representatividade

Mediaversity avalia o espaço que mulheres, pessoas LGBT e minorias éticas têm ou não nas obras

por Soraia Alves

Enquanto alguns sites baseiam suas avaliações sobre filmes e séries de acordo com o gosto do público ou de críticos, o Mediaversity procura analisar obras audiovisuais pela ótica da representatividade.

O site foi criado pela designer Li Lai, e surgiu pelo incômodo que ela sentiu com a forma como as séries “Game of Thrones” e “Narcos”, e o filmes “O Regresso” tratavam suas personagens femininas. Li Lai queria conferir algumas críticas sobre isso, mas achou pouca coisa na web.

O Mediaversity avalia o espaço que mulheres, pessoas LGBT e minorias éticas têm ou não na obra, como eles são representados, se a proporção nos locais em questão correspondem à vida real, sua relevância para a história, quanto tempo aparecem na obra, e a complexidade dos personagens comparados a outros que sempre são representados, como brancos e héteros.

O foco do site não é exatamente avaliar a qualidade da obra. Sendo assim, vamos dizer que podem existir filmes muito bons, com pouca representatividade. Assim como podem haver obras com enredos fracos, mas que dão espaço para a diversidade.

Entre as séries mais representativas, o site lista “Orange Is The New Black”, “Crazy Ex-girlfriend”, “The OA”, “Master of None” “Black-ish”. Já no ranking de filmes vemos “Columbus”, “The Fits”, “Moonlight”, “A Chegada” “Rogue One: Uma História Star Wars”.

Compartilhe: