Americanos criam impressora 3D 10 vezes mais rápida do que os modelos atuais

Peças de LEGO, por exemplo, podem ser impressas em questão de minutos

por Agnes Guimarães Cruz

Imprimir praticamente qualquer coisa com a ajuda de uma impressora 3D já é considerado uma das principais revoluções tecnológicas dos nossos tempos. Peças de construção, brinquedos e outros objetos podem ser impressas em questão de horas com os modelos já disponíveis no mercado, mas imagine fazer isso em questão de minutos? É o que os engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT conseguiram com uma nova impressora.

Enquanto uma impressora 3D comum imprimiria uma peça de LEGO em aproximadamente uma hora, a impressora dos engenheiros consegue fazê-lo em poucos minutos. O segredo está no cabeçote da impressora, compacto e que contém duas ferramentas que garantem a agilidade do seu sistema: uma espécie de parafuso que “alimenta” a impressora com o conteúdo a ser usado para os trabalhos, e um laser que aquece e derrete esse material, o que permitindo que ele seja impresso de forma mais rápida.

Para mostrar a inovação, a equipe fez um vídeo em que mostra a impressão de vários objetos, incluindo quadros de óculos pequenos e uma engrenagem, tudo em poucos minutos.

“Se eu conseguir uma peça de protótipo, talvez um suporte ou uma engrenagem, em cinco a 10 minutos, em vez de uma hora, ou uma parte maior durante a hora do almoço e não no dia seguinte, eu posso idealizar o projeto, construí-lo e trabalhá-lo em menos tempo”, conclui o professor de engenharia mecânica do MIT, Anastasios John Hart. Ele também explica que isso otimiza o tempo de profissões que trabalham com reparos, como mecânicos de carros, que após descobrirem o problema do automóvel do cliente, poderiam imprimir a peça com a própria impressora, ao invés de pedi-la sob encomenda para alguma distribuidora.

Compartilhe: