directors-cut-beuty-woody-allen-blue-jasmine-cate-blanchett

Cate Blanchett será a presidente do júri do próximo Festival de Cannes

Atriz é o terceiro presidente nascido na Oceania que o festival escolhe nos últimos cinco anos

por Pedro Strazza

A organização do Festival de Cannes anunciou hoje que Cate Blanchett comandará o júri da 71° edição do evento. A atriz sucede os diretores Pedro Almodóvar e George Miller, que presidiram o festival respectivamente em 2017 e 2016.

Blanchett é o primeiro membro da classe dos atores desde 2011 a se sentar na cadeira principal da mesa que decide os vencedores da Palma de Ouro, que nos últimos seis anos vem elegendo diretores para o cargo. Antes dela, os últimos atores a presidir Cannes foram Robert De Niro, que concedeu o prêmio máximo ao “Árvore da Vida” de Terrence Mallick em 2011, e Isabelle Huppert, que em 2009 levou Michael Haneke à sua primeira Palma por “A Fita Branca”. A atriz também é a terceira presidente nascida na região da Oceania que o festival escolheu nos últimos cinco anos, junto da neozelandesa Jane Campion e do seu conterrâneo George Miller.

No anúncio oficial, a atriz disse estar honrada com o convite e a “responsabilidade” de escolher os próximos vencedores do festival. “Eu estive em Cannes de muitas formas ao longo dos anos; como atriz, produtora, no mercado, na Gala-esfera e na Competição” diz ela no comunicado, “mas nunca pelo único prazer de assistir a cornucópia de filmes que este festival abriga”.

Já Pierre Lescure e Thierry Frémaux, respectivamente presidente e delegado geral da organização do festival, celebraram o talento de Blanchett como atriz como motivo para sua escolha como presidente: “Estamos muito satisfeitos em receber uma artista tão rara e única, cujo talento e convicções enriquecem a tela e o palco. Nossas conversas deste outono nos dizem que ela será uma presidente comprometida, uma mulher apaixonada e uma espectadora de coração amplo.”.

A 71° edição do Festival de Cannes acontece entre os dias 18 e 19 de maio. O último vencedor da Palma de Ouro, “The Square – A Arte da Discórdia”, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira.

Compartilhe: