CNH Digital passa a valer em todo o Brasil a partir de fevereiro

Se você é daquelas pessoas que vive esquecendo ou perdendo os documentos (como essa redatora aqui), a versão digital da CNH passa a ser uma opção bem interessante para evitar multas e problemas, além da praticidade.

A partir de fevereiro, todos os estados brasileiros estarão obrigatoriamente aptos a disponibilizar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). O documento digital terá o mesmo valor jurídico da versão impressa, que continuará sendo emitida.

Assim, ao invés de apresentar o documento impresso, o motorista poderá mostrar a CNH-e, que funcionará através de um aplicativo para smartphone.

A CNH-e só poderá ser solicitada por quem já possui o documento com o QR-Code, um código que possibilita a leitura das informações por aparelhos eletrônicos e que foi implantado nos documentos desde maio do ano passado.

Então, quem tirou ou renovou a carta a partir de maio já tem o documento com QR-Code e, portanto, acesso ao download da CNH-e. Os demais condutores terão acesso apenas quando renovarem o documento.

 

Como obter a CNH-e

O processo tem algumas burocracias. Primeiro o motorista faz o download do aplicativo, que estará disponível nas lojas oficiais da Apple e do Google, inicialmente para aparelhos Android.

Após baixar o app, o motorista terá que escolher entre usar um certificado digital (pago), que permitirá fazer todo o processo pela internet, ou procurar um posto do Detran para se cadastrar.

Também será necessário fazer um cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Feito o login pelo celular, o condutor cria um PIN de segurança. Somente esse código possibilitará acesso às informações. Todos os dados serão criptografados, para garantir a segurança.

Ainda não há definição com relação ao custo do documento digital, já que esta determinação fica a cargo Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans)

, ou seja, será um valor diferente em cada estado do país.

A intenção do governo com a CNH-e é gerar economia para os estados e mais praticidade para o motorista. Vale ressaltar que a multa para quem dirige sem o documento é de R$ 88,38.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Cultura
  • Negócios

Converse lança collab com Bluey e mira no bolso dos pais millennials

A Converse descobriu o santo graal do marketing infantil: fazer os pais quererem comprar tanto quanto os filhos. A marca…

3 dias Atrás
  • Criatividade

On transforma Zendaya em designer e lança sneaker com tech de corrida

Se você achava que a parceria da On com Zendaya era só mais uma celebridade emprestando o rosto para uma…

4 dias Atrás
  • Inventário

Guia Completo de Setup Criativo 2025: monte seu estúdio pessoal sem gastar à toa

Profissionais da economia criativa sabem que um setup bem calibrado (da cadeira à luz, do microfone ao laptop) pode ser…

5 dias Atrás
  • Criatividade

Columbia Sportswear abraça o caos da natureza e ressuscita humor dos anos 1990 em rebrand radical

Columbia Sportswear decidiu que chega de pôr do sol perfeito e trilhas instagramáveis. A marca lançou "Engineered for Whatever", primeiro…

7 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Swarovski transforma Minecraft em luxo: quando cristal austríaco encontra pixel sueco

A Swarovski decidiu que diamantes virtuais não eram o bastante. A marca austríaca lançou uma coleção de miniaturas de cristal…

7 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Uber lança “Avisamos quando eles chegarem” e aposta no alívio parental como estratégia

A Uber descobriu que o melhor jeito de vender autonomia para adolescentes é vendendo tranquilidade para os pais. A nova…

7 dias Atrás