UPS vai investir em frota de veículos elétricos autônomos

Gigante da logística de transporte se junta à Ferrari, Toyota e General Motors no ramo dos veículos autônomos

por Matheus Fiore

A UPS, uma das maiores empresas de logística e transporte do mundo, anunciou que começará a planejar seus próprios veículos elétricos autônomos. O projeto é uma parceria com a Workhorse Group, que trabalha com produtos como caminhões elétricos e drones. A ideia da UPS é criar uma frota inicial de 50 veículos, que eventualmente substituirão alguns dos atuais modelos, abastecidos com combustíveis fósseis.

Os veículos teriam um alcance de até 100 milhas (o equivalente a 160 quilômetros) e serão entregues ainda em 2018, de acordo com a empresa. O presidente da UPS, Carlton Rose, afirmou que vê a novidade como algo capaz de mudar o ramo de veículos elétricos.

A empresa já possui 35 mil veículos abastecidos à gasolina e diesel. A frota que será construída em parceria com a Workhorse custaria o mesmo que os modelos existentes para ser fabricada, mas significariam uma redução de gastos por exigir menos energia para fazer as viagens. Essa nova frota se juntará aos já existentes mais de 300 veículos elétricos da empresa, em atividade na Europa e na América, além dos mais de 700 veículos elétricos híbridos.

A UPS não é a primeira grande empresa a anunciar veículos elétricos autônomos. Recentemente, gigantes como FerrariGeneral MotorsToyota também anunciaram seus projetos de carros do tipo. Com o crescimento de gigantes do ramo de transporte e logística investindo cada vez mais, parece que os dias dos motoristas estão contados.

Compartilhe: