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Startup utiliza inteligência artificial para provar que conhece sua pele

Com uso de grande banco de dados, Proven identifica o tratamento ideal para cada cliente

por Matheus Fiore

A startup Proven está utilizando inteligência artificial para selecionar o melhor tratamento para pele dos usuários de produtos de beleza. O sistema funciona baseado no tipo de pele das pessoas e nas necessidades de cada uma.

Amy Yuan, uma das co-fundadoras da Proven, aproveitou seu conhecimento no campo de física computacional para criar um mecanismo de inteligência artificial que pesquisa por diversas análises de produtos de cuidado com a pele, de acordo com o TechCrunch.

A Proven afirma que seu sistema analisou mais de 8 milhões de análises, 20 mil ingredientes e 100 mil produtos, utilizando um algoritmo anti-fraude para filtrar análises falsas. Ao analisar uma quantidade tão grande de informação, o sistema pôde determinar padrões e tendências para identificar quais produtos são ideais para cada tipo de pele em particular.

Por meio de um questionário bem detalhado, a Proven sugere uma rotina de cuidados com a pele, com perguntas sobre onde o usuário mora, se sua pele é seca ou oleosa, e quais os produtos de cuidados com a pele ele não consegue viver sem. No final, os resultados categorizam o tipo de pele que a pessoa tem e oferecem os produtos personalizados de cuidados para a pele, como toners, serums e um relatório da pele não opcional.

Na etapa seguinte, a pessoa pode comprar tudo como um pacote por uma assinatura no valor de 120 dólares a cada dois meses. A startup parece ser voltada para as mulheres, o maior grupo de consumidoras da indústria de cuidados com a pele, embora o questionário ofereça a opção da pessoa se identificar como sendo do sexo masculino.

A Proven não é a primeira startup de produtos de beleza a usar um sistema de big data em sua estratégia de vendas. Em 2017, a HelloAva lançou um chatbot que recomenda produtos com ingredientes menos prejudiciais para a saúde. Além dela, a Function of Beauty utiliza um algoritmo para ajudar o público a ter xampus e condicionadores personalizados.

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