canon-ai-flash-01

Novo flash da Canon é perfeito para quem não sabe usar a ferramenta

Aparelho calcula qual é o melhor ângulo do flash à partir das distâncias para o objeto retratado e o teto do ambiente

por Pedro Strazza

Talvez seja desnecessário dizer isto, mas o flash não é exatamente a ferramenta da fotografia mais fácil de se usar direito. Quem nunca sofreu com aquele parente ou amigo que quis tirar uma foto da galera e acabou cegando metade usando o flash direto na cara das pessoas? Poucos entendem isso, mas o segredo do aparelho não está em quando usá-lo ou não usá-lo, mas sim em que ângulo colocar a luz instantânea do aparato de forma a registrar a melhor luminosidade daquele ambiente.

Atenta a este problema típico encarado por seus usuários mais amadores, a Canon bolou uma nova versão do seu flash que resolve este problema. Intitulado Speedlite 470EX-AI, o modelo conta com motores na base e na dobradiça do aparelho e um sensor no canto da boca do flash que ajustam automaticamente o ângulo do aparato para gerar a melhor configuração possível da foto buscada pelo fotógrafo.

O funcionamento do 470EX-AI é relativamente simples. O sensor primeiro aponta para o objeto enquadrado e calcula a sua distância até ele e depois aponta para o teto e faz o mesmo; à partir destes dois dados, ele automaticamente chega à posição ideal e tira a foto.

Soa simples e ideal, mas o aparelho vem com algumas limitações básicas. A primeira é que se você pede pro flash fazer os cálculos e depois resolve mudar a posição, mesmo que seja “só um tiquinho”, é necessário que você refaça o procedimento, já que aquela configuração foi feita apenas para aquela situação. O outro problema maior é que o 470EX-AI só realiza o procedimento com tetos com limite de sete metros de altura, e se ele por um acaso for escuro o aparelho vai concluir que a melhor medida é permanecer apontado para cima mesmo.

Se você achou complexo demais a metodologia do aparelho, ele também vem com uma espécie de versão semi-automática, que permite ao usuário escolher um ângulo de antemão. Assim, toda vez que se apertar o botão do ajuste, o flash será direcionado àquela formatação preterida pelo fotógrafo. É um modo ideal a quem quer economizar alguns segundos de serviço, pois num ambiente controlado o flash tende a ter sua melhor execução voltada a uma mesma direção – e se antes ajustes no aparato tinham que ser realizados a todo momento por conta de mudanças de posição do fotógrafo e da câmera, o 470EX-AI basicamente resolve esta encheção de linguiça em questão de segundos.

O vídeo abaixo dá maiores detalhes do funcionamento do modelo, confira:

Com lançamento marcado para abril, o Speedlite 470EX-AI será vendido a salgados 399 dólares no mercado.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link