Clicky

Usuários descobrem que Facebook também salva SMSs e ligações telefônicas

Usuários descobrem que Facebook também salva SMSs e ligações telefônicas

Descoberta foi feita no meio do turbilhão do caso do Cambridge Analytica, que está levando milhares de usuários a excluírem suas contas da rede social

por Agnes Guimarães Cruz

Mensagens de texto, duração de chamadas realizadas e até mesmo o registro de telefonemas perdidos. Foram os dados que os usuários encontraram ao deletarem suas contas do Facebook, conforme denúncia feita por vários internautas no último fim-de-semana, pelo Twitter. A informação foi divulgada pelo The Guardian.

“O arquivo gerado a partir do meu Facebook deletado contém informação de cada chamada do celular e mensagens de texto que eu fiz durante cerca de um ano”, comentou um perfil que atende pelo nome de @mat_johnson.” É possível receber essas informações a partir do momento em que, ao solicitar a exclusão da conta, o usuário recebe do Facebook uma sugestão para apenas desativar o seu perfil. Caso haja a insistência para a exclusão permanente da conta, o usuário é questionado se quer receber uma cópia de todas as informações pessoais suas mantidas pela rede social. Foi o momento em que os adeptos do #deleteoFacebook (movimento que surgiu em resposta ao escândalo do Cambridge Analytica) descobriram o backup dos dados  de seus celulares pessoais.

“Eu olhei os dados que eu solicitei ao Facebook e eles têm todos os números dos meus contatos. Eles registraram cada evento que eu fui, a lista dos meus amigos (e seus aniversários), e o registro de todas as mensagens de texto que eu enviei”, também constatou o perfil @EmmaKennedy.

Em resposta, o Facebook emitiu um comunicado oficial em que explicou por que os dados foram mantidos: “A parte mais importante dos aplicativos e serviços que te ajudam a fazer conexões é facilitar a busca por pessoas que queiram se conectar com você. Então, na primeira vez em que você faz o login pelo celular para um aplicativo de rede social ou de mensagem, é uma prática comumente feita que haja o upload do seus contatos pessoais”, afirmou o porta-voz da empresa. Ele ainda explicou que o armazenamento dos dados pelo Facebook é opcional, sendo uma escolha dada ao usuário uma vez que ele faz uma conta para a rede social. Os dados, ainda segundo a empresa, podem ser desvinculados da conta a qualquer momento graças à ferramenta “Download Your Information”.

No último domingo, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, comprou anúncios em vários jornais para pedir desculpas ao público pelo caso Cambridge Analytica. Estima-se que o Facebook já perdeu mais de US$ 37 bilhões com o escândalo.

Compartilhe: