Facebook permitirá que usuários “apelem” em caso de posts erroneamente removidos

Avaliação deverá ser parecida com a do Periscope, feita por pessoas que não trabalham no Facebook

por Soraia Alves

Em uma entrevista à Vox, Mark Zuckerberg disse que o está trabalhando na possibilidade de s usuários apelarem em caso de conteúdos retirados do ar, acusados  Facebook de violar as políticas da comunidade.

Segundo o CEO da empresa, os usuários poderão reclamar de forma independente à equipe de moderação de conteúdo a plataforma, e a mudança vem para “criar uma rede que reflita mais o que as pessoas na comunidade querem do que os acionistas de orientação de curto prazo podem querer“.

Atualmente, o Facebook só permite recursos para conteúdos removidos por violar de direitos autorais.

Para Zuckerberg, a capacidade de apelar de forma independente deve estar disponível como “qualquer sistema democrático que funcione bem“. O processo funcionaria de forma semelhante ao do Periscope, onde usuários são selecionados aleatoriamente e perguntados se tal comentário é abusivo.

Você pode imaginar algum tipo de estrutura, quase como uma Suprema Corte, que é composta de pessoas independentes que não trabalham para o Facebook, e fazem o julgamento final sobre o que deveria ser um discurso aceitável em uma comunidade que reflete as normas sociais e valores de pessoas em todo o mundo“, diz Zuckerberg.

A entrevista completa, que aborda outros temas, pode ser conferida aqui.

Compartilhe: