Firefox lança nova versão especial para Realidade Virtual

Firefox lança nova versão especial para Realidade Virtual

Empresa quer que os usuários usem o Firefox Reality como usariam o navegador comum

por Soraia Alves

O Firefox está ganhando uma nova versão pensada especialmente para Realidade Virtual. A Mozilla descreve o Firefox Reality como um navegador compatível com várias plataformas, código aberto e privacidade cuja interface será especializada em fones de ouvido.

A demonstração do Firefox Reality mostra ele bem parecido com um navegador tradicional, porém otimizado e “flutuando em um vazio virtual”. O vídeo, ainda restrito, demonstra que alguém navega pelas páginas e rola suavemente com um simples controlador de realidade virtual, mas parece que tem um problema ao pressionar pequenos botões com o ponteiro.

A visão da Mozilla parece bastante ampla e potencialmente ambiciosa, embora algumas coisas ainda precisem ser melhoradas.

Alguns fabricantes de fone de ouvido já desenvolveram navegadores para plataformas individuais. O Oculus lançou um para o Gear VR, o Google tem uma versão experimental do Chrome for Daydream, e a Microsoft colocou seu navegador Edge no espaço Windows Mixed Reality.

Todos eles são basicamente navegadores especiais para plataformas com realidade virtual, mas também podem ser facilmente convertidos em headsets de realidade aumentada.

Mas o que o Mozilla quer é que as pessoas usem o Firefox Reality pelos mesmos motivos que usariam o Firefox comum. Ele não é específico para nenhuma marca de headset e deve refletir os avanços no desempenho que o Firefox fez com seu acelerado navegador Quantum.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link