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Nike lança comercial de boas vindas a Tiger Woods em seu retorno ao Masters

Jogador recentemente voltou a participar do torneio, três anos depois de sua última participação no campeonato

por Pedro Strazza

Durante algum tempo, o golfe foi um esporte bastante popular graças a Tiger Woods, jogador que acumulava tantos fãs quanto vitórias nos torneios que disputava. Elevado muito cedo ao status de celebridade no meio (ele começou a carreira profissional aos 20 anos!), ele botou tudo a perder quando se viu em meio a um escândalo nos tabloides por conta de seus múltiplos casos extraconjugais, que não só deram um fim a seu casamento de seis anos com Elen Nordegren como afastaram marcas e patrocinadores de sua pessoa – e essa situação não melhorou muito quando no ano passado o jogador foi preso por estar dirigindo alcoolizado e sob efeito de drogas.

Mas por incrível que pareça, a Nike se manteve do lado de Woods durante todo este período turbulento, contrariando ações evasivas tomadas por empresas como a Gatorade e a AT&T. E agora que o golfista enfim está retornando ao torneio Masters – um dos principais campeonatos de golfe – três anos depois de sua última participação, a marca resolveu fazer um vídeo de boas vindas com alguns dos grandes momentos vividos pelo esportista em sua carreira. Confira acima.

Ainda que esta volta até o momento tenha sido de tudo menos triunfal – depois de 18 rodadas o jogador está na 27° posição da classificação geral – este comprometimento da Nike com Woods durante seus piores momentos da vida está valendo a pena para a marca esportiva. Pouco tempo depois do furacão midiático da época, um grupo de pesquisadores da Carnegie Mellon University afirmaram em 2010 que a empresa tinha feito o correto ao manter o patrocínio, pois embora tivesse perdido cerca de cem mil consumidores nos meses posteriores à divulgação das múltiplas puladas de cerca de Woods ela poderia ter perdido muito mais – cerca de 1,6 milhões de dólares em lucros, para ser exato – ao abandonar o golfista.

Isso sem contar o fato de que o nome de Woods ainda é capaz de atrair uma grande porção do público à televisão para assistir golfe, mesmo depois de todas as besteiras cometidas por ele nos últimos oito anos. Segundo o USA Today, o retorno do jogador ao esporte no Valspar Championship proporcionou um aumento de 190% na audiência da transmissão do campeonato pela NBC

, que foi assistida por 27,2 milhões de pessoas no horário do programa. Esses números representaram um recorde de televisionamento aos canais de golfe, um que eles não veem acontecer justamente desde os tempos da queda de Woods no esporte e na vida pessoal.

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