fbpx
metoo

Google Trends demonstra crescimento do movimento #MeToo no último ano

Google utiliza sua ferramenta para projetar o crescimento e a força do movimento ao redor do mundo no último ano

por Ana Roza

O Google anunciou hoje um novo projeto dentro de sua ferramenta, Google, Trends, em apoio às vítimas de violência sexual. Com o “Me Too Rising” o usuário pode ver o crescimento do movimento #MeToo através de pesquisas realizadas no último ano. A ação é uma forma de reconhecimento ao SAAM, “Sexual Assault Awareness Month”, campanha americana que busca a conscientização e prevenção maior sobre agressão sexual.

“Me Too Rising” agrega as buscas pela hashtag do movimento conforme as localidades, destacado os lugares de maior procura. Seu crescimento aparece através de uma linha do tempo, permitindo ver qual o assunto mais procurado em determinada época. O usuário também pode executar essa busca por localidade, clicando nos locais destacados no globo.

PESQUISAR: #METOO

#MeToo é um movimento iniciado há 10 anos pela ativista Tarana Burke. Nas redes sociais, o termo ganhou força após denúncias de estrupo, contra o produtor americano Harvey Weinstein, com o incentivo da atriz Alyssa Milamo para que outras mulheres compartilhassem suas experiências e demonstrassem a gravidade do problema.

Ao lado do suporte geral das pessoas, relatos sobre episódios de violência e agressão sexual tomaram o Twitter. A notícia abriu um precedente inédito – na internet e na história -, criando um movimento unido, colocando luz sobre novas acusações e transmitindo força para outras vítimas. Depois de um ano, o Google contabilizou que todos os países do mundo já pesquisaram o termo “#MeToo”.

Além de liberar uma página de recursos exclusiva para que precisa de ajuda ou quer se informar melhor sobre o assunto, o Google também informou que está doando 500 mil dólares para a RAINN (Rape, Abuse & Incest National Network) e Girls for Gender Equity. A iniciativa visa a criação de uma comunidade digital que servirá de apoio para sobreviventes de abuso.

Hoje, a transmídia envolve as mudanças. Assuntos importantes que se engajam em forças conjuntas, desde um movimento surgido após um relato doloroso de abuso em 1996, até a denúncia de um dos nomes mais poderosos de Hollywood. O que é o Google fez foi espalhar essas informações e reunir seu poder. Ao lado de outras ações, é uma forma de concretizar a importância do movimento.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link