Ainda não entendeu o que é blockchain? Este livro infantil te ajuda

Entusiasta da tecnologia, Brett Biery criou “A Place in the Blockchain” para ajudar crianças a lidar com período de adaptação da vida escolar e ensinar o conceito por trás do software de maneira divertida e simples

por Pedro Strazza

Entre os nomes que definem o futuro da humanidade mais imediato no momento, o blockchain sem dúvida tem algum lugar. Um dos principais temas do SXSW deste ano, a tecnologia que tem na descentralização sua medida de segurança maior já está começando a gerar um mercado de empresas que se sustentam na colaboração e gamificação da rotina de trabalho, redes que inclusive já produziram o seu primeiro comercial para se anunciar ao mundo.

Mas ainda que a tecnologia seja um dos grandes tópicos do momento entre os analistas e especialistas, grande parte do público não conhece ou ainda não entendeu direito o que é exatamente o blockchain, nem o que ele significa para a sociedade hoje. Nessas horas, nada pode ser mais didático na explicação que o livro infantil, e talvez tenha sido por esse motivo que o escritor Brett Biery tenha publicado recentemente o “A Place in the Blockchain”, uma obra que busca explicar para as crianças o que é o software – mesmo que demore alguns bons anos pra elas aprenderem programação e começarem a ajudar. Confira a capa do livro abaixo:

A proposta por si só já é fofa, mas a premissa consegue ser ainda mais: o livro conta a história de Blocky, um pequeno cubo que tem dificuldades latentes para encontrar seu lugar dentro do blockchain. De acordo com a sinopse, a ideia é que as aventuras do protagonista para se adequar dentro da plataforma reflitam as dificuldades das crianças para se enturmar nos primeiros dias no colégio, um momento onde elas encaram pela primeira vez o desafio da socialização longe dos pais. Neste meio tempo, elas também vão aprendendo os conceitos básicos por trás do blockchain e do bitcoin, entendo de antemão estas tecnologias antes mesmo de crescerem e se interessarem pelo assunto.

Em um post no Reddit, Biery afirma ser um entusiasta do blockchain e que escreveu o livro como uma forma de fazer tributo “divertido” à tecnologia. O mais legal é que o autor, para aproveitar o lançamento, decidiu disponibilizar “A Place in the Blockchain” gratuitamente na Amazon nestes primeiros dois dias no mercado: você pode adquirir a versão para Kindle do livro sem pagar nada aqui até o fim do dia de hoje (30 de abril, no caso).

Compartilhe: