Conheça o Cinephile, o novo jogo de cartas feito especialmente para cinéfilos

Atualmente em fase de captação de recursos por financiamento coletivo, jogo contém 110 cartas com belas ilustrações de atores e atrizes em papéis famosos

por Pedro Strazza

Os jogos de tabuleiro e de cartas estão tendo um bom momento no mercado já há alguns bons anos, com o público demonstrando interesse em novos tipos de jogatina física que sirvam de escapatória momentânea das telas virtuais e saiam da lógica batida dos Bancos Imobiliários e Jogos da Vida tão exaustivamente explorados em suas infâncias. Cards Against the Humanity, Catan, Ticket to Ride, Zombicide… as opções são múltiplas e dos mais variados tipos, cenários e referências, agradando todo e qualquer público que esteja afim de uma diversão do gênero. E o mais legal é que as opções não param de crescer.

Quem adentra neste cenário agora é o Cinephile, um jogo baseado em sistema de cartas que parece ser ideal aos amantes da sétima arte. Atualmente em busca de financiamento no Kickstarter, o game criado por Cory Everett conta com 110 cartas – todas ilustradas por Steve Isaacs – de figuras de atores famosos em papéis que os marcaram, desde Uma Thurman de Noiva em “Kill Bill” à Cate Blanchett como a personagem título do “Carol” de Todd Haynes. O jogo pode ser jogado de diferentes maneiras, desde conectar dois atores diferentes em seis links ou menos (o modo “Six Degrees”) a enumerar quantos filmes aquela pessoa esteve envolvida (o “Filmography”), e aceita partidas de uma pessoa até quantas quiser. Confira imagens das cartas e da caixa do jogo abaixo, além de um teaser – bem hipster, vale apontar – com o Cinephile sendo posto em prática:

Em entrevista ao The Film Stage, Everett afirma que a ideia aconteceu depois que ele virou pai e não podia mais sair de casa para jogar os jogos tradicionais com os amigos como o Scene It ou o Videology. “Desde o início, quando eu pensei em fazer isso, eu queria fazer a Criterion Collection dos card games” afirma ele, fazendo referência à famosa distribuidora de vídeo estadunidense e sua extensa coleção de filmes restaurados.

Atualmente, o Cinephile está tentando bater a marca de 8.000 dólares no financiamento coletivo para viabilizar a produção e distribuição do jogo, visando no futuro produzir mais expansões temáticas para rechear o já extenso hall de figuras do deck. Você pode contribuir no Kickstarter ou na página oficial do jogo, que à partir de 20 dólares permite que você leve para casa uma edição do card game. A distribuição do Cinephile, pelo menos por enquanto, é restrita ao território dos Estados Unidos e deve ocorrer à partir de setembro deste ano.

Compartilhe: