Google lança seu primeiro doodle em VR para celebrar cineasta Georges Méliès

Ilusionista e cineasta é homenageado na página inicial do buscador

por Ana Roza

Quem visitou a página de pesquisa do Google nesta quinta (03), já viu a homenagem em doodle que a empresa fez para Georges Méliès, ilusionista e cineasta. Francês, Georges ficou conhecido por seu pioneirismo na área de efeitos visuais. Em sua carreira, criou filmes filmes que brincavam com a imagem a partir da imaginação. O cineasta construía seus próprios sets, filmando a si próprio várias vezes na mesma tira de filme, para formar diferentes ilusões.

Para desenvolver seu primeiro doodle em 360º, chamado de “Back to the Moon”, o Google resgatou esse sentimento, conectando a tecnologia com o estilo marcante de Méliès.

“Back to the Moon” foi criado ao lado da Cinémathèque Français, e produzido pela Nexus Studio, de Londres, para celebrar os 106 anos de lançamento da “A conquista do Polo” (À la conquête du pôle), que teve sua estreia no dia 03 de maio de 1912. A projeção em 360º, de certa forma, funciona como uma homenagem, pois utiliza truques através de de novas ferramentas. Projetado para ser visto em óculos de realidade virtual, o usuário pode explorar o vídeo também clicando na tela ou a partir do app do Google Spotlighy Stories, para Android ou Apple.

Méliès ficou conhecido por seu espírito sonhador. Em uma época preto e branco, imaginou que o homem pudesse ir além. Apaixonado por histórias, ficção científica e inovação, questionou as barreiras da época com grandes viagens e personagens. Sua obra mais clássica, “A Viagem à Lua” (Le Voyage dans la Lun), é referenciada até hoje.

No total, a produção levou seis meses para ser concluída. É uma grande volta para um doodle, porém, assim como as próprias obras de Georges Méliès, também soube valorizar o espaço que a imaginação precisa para se tornar real.

Compartilhe: