Clicky

Microsoft anuncia novo controle para usuários com necessidades especiais

Microsoft anuncia novo controle para usuários com necessidades especiais

Novas formas para todos

por Ana Roza

Se a Microsoft consegue deixar o trabalho da marinha americana mais simples através de seus controles, então ela também pode fazer isso para seus veteranos de guerra. Depois de algum tempo em seu rascunho de projetos, a empresa anunciou o lançamento de um controle para jogos adaptável para necessidades especiais. O Xbox Adaptive Controller foi criado para se “multiplicar”, incluindo novo sistema para pessoas com mobilidade limitada. Com uma série de possibilidades adicionáveis, ele expande a forma de uso conforme a necessidade do usuário.

Além da base alongada e com maiores botões, o Xbox Controller tem todo um lado do seu design projetado para conexão de outros dispositivos – muito desses, já projetados por outras empresas para necessidades específicas. Dessa forma, cada pessoa pode conectar o controle que se encaixe melhor em seu perfil.

GAMING FOR EVERYONE

Segundo comunicado da Microsoft, o projeto teve início em 2014, quando um dos seus engenheiros encontrou um controlador de jogos personalizado no Twitter, feito pela Warfighter Enganged, organização sem fins lucrativos que tem como objetivo criar dispositivos de jogos para veteranos feridos em guerra. A necessidade levantada pelo mercado era óbvia – não em questões empresariais, mas dentro da própria política de inclusão que a Microsoft trabalha.

Depois de entrar em contato com o fundador da organização, Ken Jones, foi visto a dificuldade existente em adaptar os equipamentos e ajustar a jogabilidade para os games atuais. Em evento interno de inovação (Ability Summit 2015), a Microsoft propôs a um grupo de funcionários que eles desenvolvessem, então, uma solução para a Warfighter. Ao final e com o acompanhamento de Jones, a equipe projetou um dispositivo que utilizava a mesma tecnologia de detecção de movimento do Kinect, capaz de rastrear as ações do jogadores e transformar em comandos tradicionais ao controlador Xbox atual.

O produto teve alguns anos de aperfeiçoamento pela frente. Para os jogadores que testaram o equipamento, a facilidade maior está em sua configuração, que possibilita alternar opções com praticidade. Diferente do que acontece com outros controladores modificados, a ideia é que o dispositivo não precise ser configurado cada vez que o usuário iniciar um novo jogo, por exemplo.

A Microsoft  lançou um vídeo de todo esse processo envolvido na criação do controle. Um relato completo também está disponível para leitura, aqui.

O lançamento do Xbox Adaptive Controller e está marcado para acontecer ainda em 2018, e seu preço por enquanto é de 100 dólares.

Compartilhe: