Música que abre as partidas da Copa do Mundo 2018 foi composta por Hans Zimmer e Lorne Balfe

Música que abre as partidas da Copa do Mundo 2018 foi composta por Hans Zimmer e Lorne Balfe

Compositores voltaram a fazer parceria para criar música que inicia os trabalhos de todo jogo do evento este ano

por Pedro Strazza

Se você tem um ouvido e olho mais atento, é muito provável que já tenha percebido que todos os jogos da Copa do Mundo começam do mesmo jeito. Começa a tocar uma música, as bandeiras das seleções são estendidas em formato gigante no campo, os times entram ao som de um “Seven Nation Army” versão torcida, hinos tocam, são resolvidas pendências enquanto a transmissão elenca os jogadores dos times e a partida começa depois da contagem feita por um timer eletrônico animado.

Enquanto não é muito difícil identificar qual é a origem de grande parte dos rituais pré-jogo, uma dúvida que acaba brotando é a identidade da animada música de abertura dos trabalhos, uma que parece levar de forma animada à trilha da vinheta oficial o épico que ela tanto tenta (e não consegue) ao mesmo tempo que parece casar com perfeição às batidas da canção do The White Stripes que a sucede. A explicação para tudo isso está na origem da música, que intitulada “Living Football” foi composta por ninguém mais que Hans Zimmer e Lorne Balfe, dois maestros que são muito conhecidos por seus trabalhos nos grandes blockbusters de Hollywood.

https://twitter.com/fifaworldcup_pt/status/1008531493541384194

A presença dos dois maestros na escrita da partitura sem dúvida explica bastante da “intensidade” constante da trilha (quem não lembra das pancadas das músicas orquestradas por Zimmer para filmes como a trilogia “Cavaleiro das Trevas”?), mas é curioso notar que embora cause estranhamento esta não é a primeira vez que eles trabalham juntos. Além de Balfe ter um estúdio para chamar de seu na Remote Control Productions de Zimmer, a dupla já atuou em inúmeros projetos juntos, incluindo a trilha sonora dos dois “Sherlock Holmes” estrelados por Robert Downey Jr. e o tema da abertura da série “The Crown” – uma música que lembra bastante as batidas da composta para o torneio da FIFA.

Junto de sua divulgação no início de cada partida da Copa, “Living Football” também está disponível para ser escutada no Spotify, no iTunes e no site da Amazon.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link