Clicky

Jennifer Lee e Peter Docter são os novos chefes dos estúdios de animação da Disney

Jennifer Lee e Peter Docter são os novos chefes dos estúdios de animação da Disney

Novos nomes substituem John Lasseter e comandam Pixar e Disney Animation

por Ana Roza

Enfim, os sucessores de John Lasseter foram definidos. Em comunicado oficial (19), a Disney anunciou os novos chefes criativos de seus departamentos de animação. Jennifer Lee foi nomeada para a Walt Disney Animation, e Peter Docter, para a Pixar Animation. Os dois terão a responsabilidade criativa por trás de todas as produções dos estúdios, assim como projetos complementares, se reportando para Alan Horn, o “chairman” da Disney.

Os nomes foram recebidos com animação pelo público. Depois da saída atribulada de Lasseter, representam um ar criativo e esperançoso para a casa. Jennifer Lee começou a trabalhar com a Disney em 2011, como co-roteirista de “Detona Ralph”, indicado ao Oscar. Seu maior projeto, porém, foi “Frozen – Uma aventura congelante”, o qual trabalhou como diretora ao lado de Chris Buck. O filme ganhou o Oscar de melhor animação, além de bater recordes em bilheteria e chegar à Broadway como musical. Em seu currículo, Lee ainda lista participação criativa em outras grandes animações, como “Zootopia” e “Uma Dobra no Tempo”, live-action lançado esse ano (2018).

“Animação é a forma de arte mais colaborativa do mundo, e é com a parceria de meus colegas cineastas, artistas e inovadores, que olhamos para o futuro. Espero apoiar os incríveis talentos que temos, encontrar novas vozes e trabalhar juntos para contar histórias originais.” Jennifer Lee, em comunicado.

O currículo de Peter Docter também impressiona. Um dos primeiros funcionários da Pixar, Peter foi diretor e roteirista de obras como “Up – Altas Aventuras” e “Divertidamente”, ambos vencedores do Oscar de Melhor Animação. Sua participação nas animações da casa vem desde 1990, com contribuições em diferentes histórias, como “Monstros S.A.” e “Toy Story”, no qual trabalhou como supervisor de animação.

“Comecei aqui há 28 anos. Tenho sorte de trabalhar ao lado de algumas das pessoas mais talentosas do planeta e, juntos, continuaremos impulsionando a animação em diferentes direções”, afirmou Peter Docter.

Jennifer e Peter já eram sondados para essa função. Depois de sua “licença sabática” por conta de acusações de assédio, muitas das responsabilidades de Lee já eram passadas para eles. John Lasseter continua como consultor até 31 de dezembro (2018), quando parte para novos “desafios criativos”.

Os mesmos desafios também continuam dentro dos escritórios Disney. Dessa vez, porém, a casa parece mais alinhada. Deixar as cartas com quem participou da construção do seu legado é uma forma de reconhecer sua maior força: o poder de contar história.

Compartilhe: