predator

A semana em trailers: “Predador”, “Mandy”, a série de “Uma Noite de Crime” e mais

Fique em dia com tudo que saiu de teaser enquanto você estava vendo os jogos da Copa do Mundo

por Pedro Strazza

A época de Copa do Mundo é um tempo difícil para a publicidade não ligada ao esporte. Com a iminência dos jogos, todos os mercados que lidam de alguma forma com a área do entretenimento precisam literalmente reorganizar sua agenda para não serem atropelados pelo torneio, seja em sua fase de grupos ou no mata-mata. Não que o evento realizado pela FIFA seja onipresente na vida social de todos durante sua ocorrência, mas fazer a divulgação de qualquer projeto ou atração em meio à Copa geralmente significa uma redução drástica do alcance dado o domínio nutrido pelas disputas futebolísticas entre as nações classificadas.

Isto não quer dizer, porém, que não existam agências e equipes dispostas a navegar contra a corrente, ainda mais no campo do cinema onde datas de lançamento não podem ser ignoradas. Enquanto a quase totalidade das próximas grandes produções dos estúdios preferiram adiantar o serviço e divulgar seus trailers dias antes da Copa, os projetos independentes ou de menor orçamento aproveitaram o momento mais tranquilo da última rodada da fase de grupos para inundar as redes com os primeiros passos de suas campanhas de divulgação. A Netflix, por exemplo, soltou prévias de “Samantha” e “Disenchantment” – duas de suas próximas novas séries do catálogo -, um passo seguido pelo esperado longa em live-action da Turma da Mônica.

Mas houve muito mais coisa saindo esta semana. De séries derivadas a produções nacionais, passando por algumas (várias) sensações do último festival de Sundance, confira a seguir um resumo do que saiu de trailer entre os dias 25 e 29 de junho:

“O Animal Cordial”

Roteirista experiente e que já trabalhou com grandes nomes como Walter Salles e Cao Hamburger, Gabriela Amaral Almeida está fazendo sua estreia como diretora com “O Animal Cordial”, filme de horror produzido pela RT Features de Rodrigo Teixeira que ganhou essa semana sua primeira prévia. O longa, um slasher estrelado por nomes como Murilo Benício e Irandhir Santos, teve uma boa passagem pelo circuito de festivais, incluindo aí o Festival do Rio onde levou o prêmio de Melhor Atriz e Melhor Direção. O debute acontece no circuito comercial no próximo dia 9 de agosto.

“O Predador”

Depois de um primeiro teaser confuso na proposta, o novo “Predador” ganhou um trailer mais centrado e que já acelera para dar todos os detalhes possíveis da premissa ao espectador, meses antes do lançamento. Ao que parece, o filme de Shane Black deve mostrar o caçador alienígena enfrentando um “megapredador” ao lado de companheiros humanos, uma tropa de soldados que se recusa a seguir ordens de seu governo. A estreia no Brasil está marcada para o dia 13 de setembro.

“The Purge” (série)

Além de um prequel nos cinemas, a franquia “Uma Noite de Crime” (ou “12 Horas Para Sobreviver”, dependendo do humor da Universal) também vai ganhar este ano uma série de TV para chamar de sua. Desenvolvida pelo ramo televisivo da Blumhouse e a ser veiculada pelo USA Network e o SyFy, “The Purge” promete ser “sobre personagens” segundo o criador da marca James DeMonaco, que também afirmou que os longas serão “os grandes eventos” da cronologia à partir de agora. O programa começa a ser exibido nos Estados Unidos no dia 4 de setembro.

“Wellington Paranormal” (série)

Outro filme que vai ganhar um derivado na televisão é “O Que Fazemos Nas Sombras”, hit neozelandês que impulsionou a carreira de Taika Waititi rumo a “Thor Ragnarok”. Além de um remake televisivo que está sendo preparado pelo FX e uma sequência nos cinemas, uma emissora da Nova Zelândia vai produzir um seriado chamado “Wellington Paranormal”, que mostrará uma equipe de polícia do país dedicada ao serviço de resolver casos paranormais do cotidiano de Wellington. A curta primeira prévia, lançada nesses últimos dias, segue com fidelidade o tipo de humor “irônico-só-que-não” do projeto criado por Waititi e Jemaine Clement. O programa estreia no dia 11 de julho no país.

“Madeline’s Madeline”

Um dos filmes de maior destaque no Festival de Sundance deste ano, “Madeline’s Madeline” divulgou seu primeiro trailer esta semana. Marcado para estrear no dia 10 de agosto nos cinemas americanos, o filme de Josephine Decker resolveu noticiar o mundo de sua presença com uma prévia tão doida quanto a premissa de sua história, que segue uma garota afetada pelo divórcio dos pais que começa a levar muito a sério sua participação em uma peça escolar.

“Mile 22”

Mark Whalberg e o diretor Peter Berg aparentemente não cansam de trabalhar juntos. Depois de “O Grande Herói”, “Horizonte Profundo” e “O Dia do Atentado”, a dupla volta a se reunir mais uma vez para “Mile 22”, suspense de ação que ganhou sua segunda prévia esta semana e parte da premissa de um agente americano (Whalberg) tentando salvar de um atentado um policial com informações valiosas. Com lançamento para o dia 3 de agosto, o longa conta ainda com Lauren Cohan, John Malkovich e Ronda Rausey no elenco.

Data de estreia: 3 de agosto (EUA)

“Mandy”

Outra sensação do circuito de festivais que deu as caras esta semana foi “Mandy”, terror hiperativo do italiano Panos Cosmatos que deu o que falar pela performance exageradíssima do sempre marcante Nicolas Cage. Com uma fotografia estourada e cenas de violência assustadoras, a produção parece entregar de fato toda a loucura que sua reputação e premissa – sobre um homem caçando um culto religioso nos anos 80 – oferecem. A estreia no dia 14 de setembro no território americano.

“Assassination Nation”

Outra produção independente que promete loucura e tensão é o “Assassination Nation” de Sam Levinson, diretor que recentemente ganhou destaque por seu trabalho como roteirista no filme da HBO “O Mago das Mentiras”. A primeira prévia do longa, que conta a história de uma cidade que caiu num banho de sangue, se diverte de maneira criativa com as expectativas sanguinolentas em torno de sua premissa, avisando dos vários possíveis “trigger warnings” que ele pode ter para as audiências mais sensíveis. Nos Estados Unidos, o longa estreia no dia 21 de setembro.

“Beautiful Boy”

Por último (mas não menos importante), a Amazon Studios liberou esta semana o trailer oficial de “Beautiful Boy”, uma de suas apostas para a próxima temporada de premiações. Estrelado por Steve Carell e Timothée Chalamet, o filme do diretor belga Felix Van Groeningen – que há alguns anos fez sucesso nos festivais e foi indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro por “Alabama Monroe” – conta a história de uma família que ao longo dos anos tem que lidar com inúmeros vícios de seus membros capazes de implodir sua união afetiva. O projeto chega aos cinemas americanos no dia 12 de outubro.

Compartilhe: