fbpx
Cocielo

Redes sociais viram palco de comentários racistas durante o jogo França x Argentina

Jogadores negros da seleção francesa foram alvo de preconceito

por Soraia Alves

A gente bem queria dizer que durante a Copa do Mundo, uma mágica acontece e as pessoas deixam de lado todos os seus preconceitos, discursos de ódio e agressões ao próximo. Mas não é assim, e o jogo França x Argentina nos lembrou disso.

A partida, que em campo foi definida por belos gols e a vitória francesa por 4 x 3, nas redes sociais ficou marcada por comentários racistas.

Os jogadores franceses foram alvo de diversos comentários preconceituosos, e um desses comentários, feito pelo Youtuber Júlio Cocielo, acabou se tornando mais um exemplo de “piada que não é piada, é crime”.

Cocielo apagou o tweet alegando que foi mal interpretado, pois sua intenção era brinca com uma das característica do atleta Mbappé: a velocidade.

Mas se Cocielo repensou sua frase (ou só apagou pra evitar mais polêmica), muitos outros internautas não fizeram o mesmo.

E também vale lembrar que não é só as redes sociais que o racismo é destilado.

Muitas pessoas usaram o meme “Esses negros maravilhosos”  como elogio aos jogadores franceses, principalmente quando o time virou o jogo contra a Argentina. A frase ficou famosa quando o narrador Luis Roberto, na Copa de 2014, a usou para elogiar a seleção francesa daquela época.

Ainda assim, não há meme que encubra o racismo que vimos escancarado.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link