CEO do Reddit diz que é praticamente impossível controlar discurso de ódio na plataforma

Em conversa vazada, Steve Huffman diz que moderar mensagens de ódio é uma tarefa quase impossível

por Soraia Alves

Controlar o discurso de ódio é uma das preocupações de todas as plataformas e redes sociais. Mas, para o Reddit, essa seria uma tarefa quase impossível.

Em uma conversa entre Steve Huffman, CEO do Reddit, e o usuário Zachary Swanson, Huffman diz que o discurso de ódio é “difícil de definir”, e que impor uma proibição total a esse conteúdo é “um precedente quase impossível de sustentar” e “impossível de impor de forma consistente”.

Depois das respostas que obteve do CEO, Swanson postou prints da conversa em alguns fóruns do Reddit, incluindo os dedicados a reduzir o discurso de ódio no site. Depois disso, o usuário recebeu um email dizendo que ele foi suspenso do site por uma semana sob acusação de assédio.

Essa não é a primeira vez que Huffman gera polêmica ao expor sua posição sobre o discurso do ódio. Em abril, ele se recusou a moderar qualquer tipo racismo que acontecesse no site. Na época, ele disse que a posição do Reddit sobre isso é “separar o comportamento das crenças” e que o discurso de ódio não constitui um “comportamento”.

Huffman mais tarde esclareceu que achava que o racismo não era “bem-vindo” ao Reddit, mas acreditava que “a melhor defesa contra o racismo e outras visões repugnantes tanto no Reddit quanto no mundo é em vez de tentar controlar o que as pessoas podem e não podem dizer, é repudiar essas visões em uma conversa livre.”

O Reddit já monitorou o discurso de ódio no passado. Depois de meses de críticas em 2015, o site fechou um punhado de comunidades abertamente racistas, com o CEO afirmando que elas “violam o espírito da política, tornando o Reddit pior para todos os outros.” Ainda em 2015, comunidades homofóbicas, transfóbicas e gordofóbicas também foram excluídas.

Compartilhe: