Netflix adiciona barra lateral para facilitar navegação de seu catálogo

Serviço de streaming enfim resolveu consertar alguns dos principais problemas de seu menu nos aplicativos de televisão

por Pedro Strazza

Se você acessa sua conta na Netflix pela televisão com alguma frequência, provavelmente já notou que procurar coisas no vasto catálogo de filmes e séries oferecidos pelo serviço pode ser um saco. Oferecendo seus produtos por meio de um sistema de linhas separadas por categorias sortidas, o aplicativo ora ou outra te coloca na incômoda situação de ficar alguns minutos procurando pelas diversas seções do canal o seu “My List” ou “Continue Watching” para conferir o novo episódio daquele seriado que você está maratonando ou o filme que você adicionou em seus interesses e só resolveu assistir meses depois.

Foi por causa destes problemas na metodologia de navegação da Netflix que a empresa resolveu mexer no seu funcionamento, bolando um novo menu que adiciona uma barra lateral que promete limar estas dificuldades da vida do usuário. Esta coluna, que deve começar a aparecer à partir de hoje nas contas de todos assinantes, contém entre suas principais opções os botões “Filmes”, “Séries”, “My List”, “New” e o “Home” – para caso você se perca enquanto caça aquele filme específico. Este gif mostra como funciona a nova ferramenta do menu.

“A nova interface de televisão foi desenhada para tornar a experiência da Netflix mais simples e intuitiva em diferentes formas” escreve o diretor de inovação do produto da empresa, Stephen Garcia, no comunicado que anuncia a barra lateral; “[Ela] foi baseada em uma pesquisa rigorosa e testes em torno de como podemos deixar mais fácil a procura de títulos nas TVs, onde a navegação pode soar mais difícil quando você está restrito a alguns botões em seu controle remoto.”.

A ser disponibilizada para os aplicativos da empresa em consoles de videogame, sets televisivos e smart TVs, as mudanças na navegação do serviço para a televisão são apenas o começo de uma onda de novidades prometidas pela Netflix para este segundo semestre. Entre tantas esperanças, fica o pedido de uma nova seção que contenha tudo aquilo que está prestes a sair do catálogo.

Compartilhe: