O Twitter pode não estar se movimentando para banir seus usuários tóxicos, mas aparentemente dificultará que esses perfis sejam encontrados. De acordo com o Gizmodo
, o Twitter reduzirá os resultados de busca para usuários, digamos, controversos. Com a mudança, alguns perfis notórios por suas posturas agressivas não mais aparecerão nos resultados de pesquisas em dispositivos móveis, mesmo que você procure especificamente por eles.
Nos Estados Unidos, o ultra-nacionalista Richard Spencer e teóricos da conspiração de extrema-direita como Laura Loomer e Mike Chernovich são algumas das pessoas cujas contas serão afetadas pela mudança nas buscas do Twitter. Outras contas que aparentemente foram removidas do sistema de busca são a do organizador do movimento Una a Direita, que ocorreu em Charlottesvile, no ano passado, e teve raízes racistas explícitas, e Paul Joseph Watson, editor do Infowars, site de extrema-direita que constantemente distorce fatos históricos e atuais.
Há muito tempo os usuários vem pedindo para Jack Dorsey, CEO do Twitter, tomar partido e fazer algo sobre a atuação das contas de extrema-direita. Até hoje, a atitude de maior impacto tomada pela empresa foi remover o selo de verificação de contas. Por mais que o processo de obtenção do selo tenha sido dificultado, ainda há muitas contas que conseguem burlar o sistema e ter a marca azul em seus perfis.
No Brasil, o problema também existe. Algumas contas que espalham discurso de ódio, homofobia e machismo, foram banidas nos últimos meses. Infelizmente, boa parte delas acaba retornando e, com ajuda de outras contas maiores, logo recuperam sua base de seguidores.
Mesmo que não resolva o problema, é um grande passo ver uma rede do tamanho do Twitter se movimentar para garantir que, independente da posição política – afinal, não são todos os ativistas de direita que propagam ódio e desinformação –, todos aproveitem a plataforma de forma pacífica e respeitosa.
A Kibon lança três picolés inspirados no universo de Harry Potter em parceria com a Warner Bros. Discovery Global Consumer…
A Vivo estreia sua campanha de fim de ano pedindo que as pessoas troquem mensagens por presença. O conceito, criado…
Se você tem aquele amigo que manda "podcasts" no WhatsApp, agora você tem um motivo para comemorar. A Heineken lançou…
Se você não pode vencê-los, compre uma parte deles. A Disney anunciou um acordo colossal com a OpenAI: um investimento…
A Espanha está cansada de brigar e a Campofrío sabe disso. A marca de embutidos, famosa por seus comerciais de…
Acabou a festa para o Dr. ChatGPT e as celebridades clonadas na Ásia. A Coreia do Sul anunciou que, a…