Twitter vai limitar a exibição de usuários tóxicos

O Twitter pode não estar se movimentando para banir seus usuários tóxicos, mas aparentemente dificultará que esses perfis sejam encontrados. De acordo com o Gizmodo

, o Twitter reduzirá os resultados de busca para usuários, digamos, controversos. Com a mudança, alguns perfis notórios por suas posturas agressivas não mais aparecerão nos resultados de pesquisas em dispositivos móveis, mesmo que você procure especificamente por eles.

Nos Estados Unidos, o ultra-nacionalista Richard Spencer e teóricos da conspiração de extrema-direita como Laura Loomer e Mike Chernovich são algumas das pessoas cujas contas serão afetadas pela mudança nas buscas do Twitter. Outras contas que aparentemente foram removidas do sistema de busca são a do organizador do movimento Una a Direita, que ocorreu em Charlottesvile, no ano passado, e teve raízes racistas explícitas, e Paul Joseph Watson, editor do Infowars, site de extrema-direita que constantemente distorce fatos históricos e atuais.

Há muito tempo os usuários vem pedindo para Jack Dorsey, CEO do Twitter, tomar partido e fazer algo sobre a atuação das contas de extrema-direita. Até hoje, a atitude de maior impacto tomada pela empresa foi remover o selo de verificação de contas. Por mais que o processo de obtenção do selo tenha sido dificultado, ainda há muitas contas que conseguem burlar o sistema e ter a marca azul em seus perfis.

No Brasil, o problema também existe. Algumas contas que espalham discurso de ódio, homofobia e machismo, foram banidas nos últimos meses. Infelizmente, boa parte delas acaba retornando e, com ajuda de outras contas maiores, logo recuperam sua base de seguidores.

Mesmo que não resolva o problema, é um grande passo ver uma rede do tamanho do Twitter se movimentar para garantir que, independente da posição política – afinal, não são todos os ativistas de direita que propagam ódio e desinformação –, todos aproveitem a plataforma de forma pacífica e respeitosa.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

Deborah Secco vira “Deborah Hidratada” em nova campanha da CeraVe para o inverno brasileiro

Deborah Secco agora atende por um novo nome: Deborah "Hidratada". Bem, pelo menos no Instagram. A mudança de sobrenome faz…

2 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

O Boticário usa Odete Roitman para falar mal de produto brasileiro

O Boticário acabou de inventar um novo formato de merchandising: contratar uma vilã para falar mal do seu produto. A…

2 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Lacta contrata Selton Mello para vender chocolate como “solução para tudo”

A Lacta decidiu que o problema da vida moderna tem uma solução de 30 gramas: chocolate. A nova campanha com…

3 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

iFood escala Abel Ferreira para “treinar” entregadores (e a metáfora é exatamente o que você está pensando)

O iFood decidiu que a melhor forma de atrair entregadores é tratá-los como jogadores de futebol em busca de títulos.…

4 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Google e LATAM testam campanha 100% IA feita com Veo 3

A LATAM Airlines virou a primeira marca brasileira a apostar todas as fichas na inteligência artificial do Google para criar…

5 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Vivo transforma Nadal aposentado em gamer casual

A Vivo encontrou um jeito criativo de manter Rafael Nadal relevante pós-aposentadoria: transformá-lo em gamer de sofá. O novo filme…

5 dias Atrás