EA quer colocar as danças de “Fortnite” nas comemorações dos gols do “FIFA 19”

Jogo da Epic Games se tornou inspiração para jogadores celebrarem seus triunfos durante as partidas da Copa do Mundo da Rússia

por Pedro Strazza

Fortnite há tempos deixou de ser um sucesso restrito ao mundo dos games para se tornar um fenômeno cultural de sua época, com seus Battle Royales viciantes marcando presença em todo tipo de meio. O ápice até aqui foi a Copa do Mundo de 2018, com o jogo desenvolvido pela Epic Games dominando as atenções de inúmeros jogadores durante o torneio e levando o francês Antoine Griezmann a comemorar o seu gol na final do evento com uma das celebrações provocatórias do game – a “Take The L”, no caso, que envolve a pessoa fazendo um sinal de L para o adversário enquanto faz uma variação da dancinha russa.

É tamanha a invasão de “Fortnite” no mundo do futebol que a própria Electronic Arts agora está se indagando se deve ou não incluir essas comemorações feitas pelos jogadores na próxima versão de seu mundialmente famoso jogo “FIFA”, um dos principais simuladores do esporte do mercado. Perguntado sobre a questão pelo Okay Cool, o diretor criativo de “FIFA 19” Matt Prior afirma que a questão envolve acima de tudo autenticidade e, claro, direitos autorais.

“Nós somos jogadores e autenticidade em primeiro lugar. Se você está vendo aquilo no mundo real, nós idealmente gostaríamos de ver no jogo” diz o chefe criativo do projeto, que quando questionado mais especificamente sobre a questão do jogo da Epic Games continua declarando que “Talvez existam problemas de licenciamento em torno delas [as comemorações], mas nós estamos sempre observando o mundo real do futebol e tentando replicá-lo da melhor forma possível”.

A declaração não confirma ou nega que as comemorações vão aparecer no jogo, mas fica claro pelo tom das falas de Prior que existe interessa da parte da EA Sports em implementar estas celebrações de “Fortnite” em seus vindouros lançamentos. O problema passa pela questão de pagar os royalities à Epic Games, uma medida que só pode ser resolvida do bolso ou com um malabarismo jurídico complexo da parte da EA.

É uma resposta que só saberemos, porém, com o lançamento de “FIFA 19”, que acontece no próximo dia 28 de setembro para Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Compartilhe: