Clicky

Facebook cria Biblioteca de Alfabetização Digital
biblioteca-digital-facebook-b9

Facebook cria Biblioteca de Alfabetização Digital

Objetivo é ajudar jovens usuários a utilizar a internet com responsabilidade

por Matheus Fiore

Nunca houve tantos jovens online quanto na atual era. Com isso em mente, o Facebook está desenvolvendo mecanismos para ajudar as novas gerações a utilizar a internet de maneira responsável. Desta ideia, surge um novo projeto, a Biblioteca de Alfabetização Digital, criada em parceria com a Youth and Media, grupo que estuda a interação entre jovens e redes sociais.

O projeto consiste em lições e vídeos interativos podem ser baixados gratuitamente, que podem ser usados ​​em sala de aula, em programas pós-aula ou em casa. Criado a partir de mais de dez anos de pesquisa acadêmica e construído com consulta com jovens, o currículo é dividido em cinco temas: Privacidade e Reputação, Exploração de Identidade, Comportamento Positivo, Segurança e Engajamento da Comunidade. No total, há 18 lições, todas disponíveis em inglês. Há planos para adicionar mais 45 idiomas.

As lições podem ser divididas em três grupos etários diferentes, enter 11 e 18 anos, e abrangem desde relacionamentos virtuais saudáveis ao reconhecimento de tentativas de golpes. Algumas ausências, porém, são curiosas. Não há, por exemplo, nenhuma menção às fake news e à necessidade de identificá-las e combatê-las.

A Biblioteca Digital de Alfabetização faz parte do Centro de Segurança do Facebook, e é um esforço maior para fornecer habilidades de alfabetização digital a organizações sem fins lucrativos, pequenas empresas ou centros universitários.

Compartilhe: