Ya! Dog, Guaraná Antarctica e Sandy • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Ya! Dog, Guaraná Antarctica e Sandy

por Carlos Merigo

Essa é para causar arrepios naqueles que estão preocupados com a ética nesses tempos de marketing invisível, viral e de guerrilha.

No programa Ya! Dog da MTV, na última sexta, a VJ Luisa Micheletti anunciou uma entrevista com um tal Miro Bittencourt, cientista que teria encontrado fragmentos de uma caixa misteriosa e contaria a polêmica de uma empresa que propõe a internacionalização da Amazônia.

Sim, essa história você já conhece. É o ARG de Guaraná Antarctica, Zona Incerta, que está sendo desenvolvido pela Editora Abril.

Toda a entrevista foi dada como se fosse real, e a apresentadora fazia indagações e mostrava matérias (incluindo um longo vídeo de protestos contra Bush, também como parte do ARG) como se história e personagem fossem reais. Nenhuma menção a produto ou marca foi feito.

É óbvio que com alguns poucos cliques pelos sites que compõem o ARG, descobre-se logo tratar-se de uma ação de marketing do refrigerante. Mas para quem questiona os limites da publicidade e considera esse tipo de iniciativa manipulação e enganação do consumidor, como muitas pessoas acusaram a ação “The Uncles” da Nissan, a atitude pode ser preocupante.

Como eu já disse outras vezes, olho essas ações por outro prisma. Acho grave demais chamar isso de “enganar o consumidor”, é uma brincadeira e entra no jogo quem quer. Mas o outro lado da questão, é que muita gente vai ver, acreditar e levar a sério, como já fez o senador Arthur Virgílio

.

Agora, problema mesmo é constatar o nível do público do programa da MTV. Com a proposta de falar de “entretenimento digital”, o que se resume a mostrar as “coisinhas legais da internet”, o Ya! Dog trata tudo de forma superficial e nunca leva uma discussão até onde ela mereceria ser levada.

Levantam a bola da privacidade na internet, de compartilhamento de conteúdo, etc. A apresentadora lê meia dúzia de comentários estúpidos no blog do programa e conclui: “É gente, é complicado mesmo. Vamos ver esse joguinho aqui…”

Ah claro, e depois ainda tem depoimento da Sandy, aquela do Júnior, dizendo que a internet com músicas sendo distribuídas por todo canto “prejudica os artistas”.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro