Qual característica um bom publicitário deve ter?

Qual característica um bom publicitário deve ter?

por Daniel Sollero

Esse ano, durante o Concurso Universitário de Jornalismo CNN, perguntamos para vários jornalistas qual característica um bom jornalista deve ter. Marcelo Tas, Heródoto Barbeiro, Tiago Dória entre outros responderam a questão no vídeo acima.

Totalmente influenciado pelos comentários do meu último post, em que várias pessoas falaram que o lado negro da publicidade é o publicitário (e seu ego), fiquei me perguntando, qual característica um bom profissional de publicidade deve ter?

Independente da área (atendimento, criação, planejamento, mídia, etc.) em que esse profissional trabalhe. Os prêmios são o único indicador? Muitos devem responder criatividade. Mas é só isso? O cara que faz o job de todo dia que não dá prêmio mas que paga as contas. Como deve ser esse cara. É um redator que não desliza no português? É um diretor de arte que aceita sugestões?

Numa profissão em que somos pagos para defender produtos que as vezes não consumimos ou acreditamos a questão fica mais difícil de ser respondida.

Se fizermos um pequeno comparativo com outras profissões que prestam serviços,geralmente são respostas simples. Um encanador bom é um cara que conserta/instala bem os canos. Um garçom bom é prestativo, atencioso, solícito e honesto.

E mesmo com as respostas dos jornalistas citando curiosidade, ética, isenção e persistência são realmente características que esperamos de um profissional. Independente da área em que ele atue no jornalismo.
Mas e nós? Que características devemos ter para sermos bons publicitários?

PS: ainda devo fazer outros posts baseados no “A publicidade tem um lado negro?

Compartilhe: