Por US$ 400 milhões, Apple finalmente compra o Shazam • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Por US$ 400 milhões, Apple finalmente compra o Shazam

Negociação demorou por conta de burocracia envolvendo países da União Europeia

por Matheus Fiore

Há pouco mais de um ano, a Apple abriu negociações para comprar o Shazam, um dos mais populares aplicativos do mercado. Agora – finalmente – a empresa confirmou a compra por um valor que gira em torno de US$ 400 milhões. O Shazam consiste em um app capaz de identificar qual música está sendo tocada.

A demora se deve a uma solicitação de países como a Austria, França e Espanha, que exigiram uma revisão da compra por conta de uma lei de fusão da União Europeia. Os países estavam preocupados com a forma como serviços de streaming de música – como o Spotify e o Deezer, por exemplo, que são sediados em países da UE – ficariam caso o Shazam torne seus recursos exclusivos para o serviço de música da Apple, o Apple Music. A União Europeia, porém, decidiu que a compra é válida, e os concorrentes do Apple Music não correm risco.

“Depois de analisar minuciosamente os dados do Shazam, descobrimos que a aquisição deles pela Apple não reduziria a concorrência no mercado de streaming de música digital”, disse Margrethe Vestager, chefe da Comissão Europeia em um comunicado

. O grupo também relata que o acesso aos dados do Shazam não aumentaria substancialmente a capacidade da Apple de atingir os usuários e qualquer conduta que visasse fazer com que os clientes migrassem para seu serviço teria apenas um impacto insignificante”.

A conclusão da UE, porém, não significa que o Shazam não vá oferecer vantagens para os usuários do Apple Music, que vem conquistando mais e mais assinantes desde seu lançamento, em 2015. O Apple Music, atualmente, conta com 50 milhões de assinantes, enquanto o Shazam, lançado em 1999, conta com mais de 120 milhões de usuários ativos mensais (de acordo com a própria empresa). O app já foi baixado mais de um bilhão de vezes e utilizado para identificar 15 bilhões de músicas.

Resta aguardar, portanto, para ver o que a fusão agregará ao Apple Music e se isso será suficiente para destronar o Spotify, que hoje é o líder do mercado com mais de 70 milhões de assinantes.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro