Pepsico-Naturall-Garrafa-Allince

Pepsico se une a Danone e Nestlé para fabricar garrafas ecológicas

Projeto Naturall Garrafa Alliance pretende trocar o uso de garrafas PET comuns pelas feitas com plástico 100% biodegradável

por Soraia Alves

A Pepsico é mais uma empresa a se juntar ao projeto Naturall Garrafa Alliance, que pretende trocar o uso de garrafas PET (polietileno tereftalato) comuns pelas feitas com plástico 100% biodegradável. A iniciativa já contava com as empresas Danone e Nestlé, que se uniram no ano passado à Origin Material para criar embalagens feitas a partir de material vegetal sustentável.

Para Massimo Casella, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Nestlé, a junção da Pepsico ao grupo mostra a importância do projeto, além de fortalecê-lo para que outras empresas também queiram integrá-lo.

A estimativa é que até 2020 o projeto esteja produzindo garrafas feitas com 75% de base biológica. Em testes realizados no ano passado, alguns protótipos chegaram a ser produzidos com 80% de base sustentável. Além disso, a iniciativa afirma que esse percentual poderá chegar a 95% em pouco tempo.

A projeção também é produzir um total de até 18.000 toneladas dessas garrafas sustentáveis. Todo esse material será produzido em uma fábrica no Canadá.

As garrafas PET comuns são recicláveis, mas ainda assim, grande parte desse plástico acaba sendo descartado de forma errada, prejudicando o meio ambiente. Ao chegar em rios, mares e oceanos, por exemplo, essas garrafas levam aproximadamente 400 anos no processo de degradação, podendo causar até a perda da biodiversidade.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link