Serviços de streaming negociam com IMAX para lançar seus filmes no cinema

CEO da IMAX afirma estar negociando com representantes de todas as grandes plataformas, incluindo a Hulu e a Netflix

por Matheus Fiore

De acordo com o The Verge, serviços de streaming como a Netflix e o Hulu estão mais próximos de lançar suas principais produções no cinema, em IMAX. A barreira final que separa o circuito comercial das produções do streaming é ainda um assunto delicado, já que empresas como a Netflix são vistas com maus olhos pelos grandes estúdios.

Richard Gelfond, o CEO da IMAX, disse estar conversando com representantes de grandes nomes do mercado, como a própria Netflix, para que os filmes de empresas sejam exibidos no cinema e com a tecnologia audiovisual IMAX.

Inicialmente vista com maus olhos por Hollywood, a exibição de filmes de empresas como a Netflix em grandes salas de cinema se torna uma questão de tempo. Um fato que provavelmente interferiu nisso é o crescimento de parcerias de artistas consagrados com os serviços de streaming. Além de Martin Scorsese, que está prestes a lançar “The Irishman”, Alfonso Cuarón (de “Gravidade”) é outro a fechar com a Netflix, que distribuirá seu novo filme, “Roma”, que inclusive representará o México no próximo Oscar e conquistou o Leão de Ouro de Veneza.

Para a IMAX, a parceria também seria positiva, já que não deve demorar até que filmes do streaming figurem entre os mais prestigiados e premiados do mundo. Ter essas obras exibidas em IMAX, portanto, seria ótimo para a empresa.

Se o boicote dos grandes estúdios já pode ser visto como algo do passado, outro empecilho ainda trava o avanço das negociações, que é o acerto sobre o lançamento e distribuição dos filmes. Para as redes de cinema, o ideal seria ter o filme lançado antes em suas salas, enquanto os serviços de streaming, provavelmente, ainda querem que seus filmes sejam lançados pelo menos simultaneamente nas plataformas digitais. Resta, porém, aguardar e ver se as partes chegam a um acordo.

Compartilhe: