Clicky

Facebook anuncia Portal, seu dispositivo para chamadas de vídeo

Facebook anuncia Portal, seu dispositivo para chamadas de vídeo

Aparelho vem em duas versões, comporta até sete pessoas por chamada e tem a Alexa como assistente de voz

por Matheus Fiore

Após muita especulação, o Facebook finalmente anunciou sua nova ferramenta para chamadas em vídeo: o Portal. O produto consiste em um aparelho semelhante a um tablet que, por meio do Messenger, permite ligações em vídeo com seus contatos. O Portal pode ser colocado em qualquer ponto da casa e proporciona conversas com qualquer pessoa que esteja conectada ao Messenger.

O Portal vem em dois modelos: o Portal e o Portal+. O primeiro traz uma tela sensível ao toque de 25 centímetros com resolução de 1280 x 800, enquanto a versão “turbinada” conta com 38 centímetros e uma resolução de 1920 x 1080. Ambas as versões comportam uma ligação com até sete pessoas. Ambas as versões virão com uma peça que cobre a câmera quando esta não estiver sendo utilizada, e podem desativar áudio e vídeo durante chamadas com apenas um toque, mostrando uma preocupação do Facebook em passar a sensação de segurança e garantia de privacidade para os usuários.

Uma das possibilidades discutidas nos últimos meses é que os dispositivos Portal trariam uma nova assistente de voz para a Apple, que permitiria à empresa concorrer com as assistentes da Amazon e do Google. Porém, ambos os dispositivos Portal já virão com a Alexa, assistente da Amazon, integrada ao software.

Como o TheNextWeb reportou, a escolha da Apple foi inteligente se considerarmos que assistentes por voz demandam de um longo período de experiência para que tenham um banco de dados grande o suficiente para proporcionar um bom uso ao usuário. É possível, portanto, que a Apple planeje utilizar a Alexa para recolher informações e, futuramente, em uma grande atualização ou até mesmo no lançamento de novos modelos, traga sua própria assistente de voz.

No site do Portal, já é possível encomendar o produto, que começará a ser enviado em novembro. O envio, porém, é limitado ao território dos Estados Unidos. O Portal está sendo vendido por 199 dólares, enquanto o Portal+ custa 349 dólares – respectivamente 747 reais e 1310 reais, numa conversão direta.

É interessante perceber uma tendência dos novos gadgets de ocupar, nos nossos lares, o espaço do telefone fixo. Com cada vez menos pessoas tendo telefones em seus lares – hoje, o celular acaba exercendo essa função –, empresas como a Apple e a Amazon, que tem seu Amazon Show, parecem estar investindo na conversação por vídeo para chegar ao lar das pessoas. Então, devemos observar, futuramente, mais empresas investindo em produtos do tipo. Dependendo da forma como produtos como o Portal sejam recebidos, é muito provável que os aparelhos consigam, de fato, ocupar o espaço dos telefones residenciais.

Compartilhe: