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Querendo aproveitar a nova onda de Banksy, agências diferentes criam a mesma publicidade pro McDonald’s

Destruição do quadro “Girl With Balloon” fez com que agências em Malta e na Áustria produzissem a mesma arte minimalista à partir do evento

por Pedro Strazza

No último sábado (6), Banksy voltou a ser assunto na internet. Isso porque sua pintura em spray “Girl With Balloon”, que havia sido leiloada em Londres pelo valor considerável de um milhão de libras na prestigiada Sotheby’s, foi triturada no minuto seguinte à sua venda no estabelecimento graças a um triturador instalado secretamente pelo próprio artista na moldura do quadro.

Enquanto o mundo da arte (e das redes sociais, claro) deitou e rolou com o caso, algum alarme deve ter tocado em agências de publicidade do mundo inteiro e uma corrida para aproveitar o evento para promover seu cliente começou. E quem foi mais rápido até aqui, por enquanto, foi o McDonald’s, que não só já aproveitou a destruição da obra a seu favor como fez isso em dobro e em pontos diferentes do globo.

Isso porque duas agências com a conta da rede de fast food lançaram duas publicidades que são bizarramente similares entre si. Sediadas respectivamente em Malta e na Áustria, a TBWA\ANG e a DDB Vienna

postaram na segunda-feira em suas redes sociais uma arte que adapta a situação da “Girl With Balloon” para a icônica embalagem das batatas fritas da cadeia de lanchonetes, colocando o copinho dentro do quadro e a comida como o resultado do que sai do triturador.

A semelhança é assustadora e hilária, pois as diferenças são mínimas e praticamente por conta dos artistas responsáveis pela execução. A da TBWA\ANG, por exemplo, tem um estilo mais tradicional, emulando a textura de uma clássica pintura de óleo sobre tela:

Já a da DDB Vienna segue a linha minimalista que o McDonald’s vem implementando em suas campanhas ao redor do mundo, simplificando a imagem da arte destruída ao essencial: um quadro, o quadrado vermelho que sugere a embalagem e tiras amarelas saindo por baixo:

Quem disse que o processo criativo é único e diferenciado para cada equipe?

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