Tecnologia e história de superação marcam o novo comercial da campanha “Leia Para Uma Criança”, do Itaú

“Robô” é a continuação de “Astronauta”, comercial que ano passado transformou “Starman” em “Stargirl”

por Pedro Strazza

Há pouco mais de um ano, o Itaú lançava na televisão o comercial “Astronauta”, que divulgava a campanha “Leia Para Uma Criança” e estourou nas redes sociais ao narrar a história de uma criança que queria ir ao espaço ao som de “Stargirl” – uma versão adaptada da clássica “Starman” de David Bowie. Agora, em tempo de lançar a oitava edição da mesma iniciativa, a marca em conjunto com a DPZ&T realizou uma “continuação” do anúncio.

Intitulado “Robô”, o vídeo de dois minutos segue a mesma linha do comercial do ano passado, acompanhando a trajetória de uma menina negra rumo a um destino brilhante e evidenciando a importância da leitura neste processo. O que muda aqui é o cenário: se em “Astronauta” a protagonista queria ir para o espaço e tinha sua imaginação catapultada pelos livros, aqui a história é de uma garota que sonha em ser uma cientista e inventar um robô. O paralelo com o “Gigante de Ferro” é sutil, mas presente (especialmente pelo nome do livro que ela lê), e ao invés de Bowie temos agora o “Dream On” da banda Aerosmith. Assista acima o comercial na íntegra.

De acordo com Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional do Itaú Unibanco, a ideia de “Robô” é mostrar que a leitura é capaz de empoderar as mulheres. “Ouvir histórias, principalmente na primeira infância, ajuda as crianças a explorarem melhor a criatividade e a imaginação, apresentando a elas um mundo de novas possibilidades” diz o executivo; “Este ano, mais uma vez, trazemos uma segunda camada narrativa, que retrata uma menina que foi empoderada a partir da leitura, rompendo barreiras e obstáculos para conquistar seu sonho de trabalhar em um universo de tecnologia e ciências”.

Além do comercial, que fará sua estreia na televisão hoje (9) no intervalo do Jornal Nacional, a campanha “Leia Para Uma Criança” também vai promover neste mês de outubro o lançamento de “A Biblioteca de Malala”, publicação que é uma entrevista com a vencedora paquistanesa do Nobel da Paz, feita durante sua passagem pelo Brasil este ano. “Uma inspiração direta para a campanha de 2018 foi a história da Malala, que esteve no Brasil em julho em evento do Itaú.” afirma Rafael Urenha, CCO da DPZ&T; “De certa forma, ela está em nosso filme representada na história da nossa protagonista”.

Mais informações sobre a edição deste ano do “Leia Para Uma Criança” estão disponíveis no site oficial da campanha, que você confere aqui.

Compartilhe: