Denatran passa a utilizar aplicativo que ajuda na fiscalização do trânsito

Denatran passa a utilizar aplicativo que ajuda na fiscalização do trânsito

Fiscalização Denatran terá acesso a informações como indicadores de roubo e furto, restrições judiciais e administrativas do veículo e até o histórico da placa

por Soraia Alves

Um novo aplicativo desenvolvido pelo Serpro vai tornar mais fácil a atuação de agentes dos órgãos de trânsito brasileiros e contribuir para a redução de ocorrência de fraudes. O Fiscalização Denatran fará leitura dos QR Codes da Placa Mercosul, além da CNH e CRLV digitais.

Lançado ontem, o maior diferencial do app é a possibilidade de consultas de informações online, como indicadores de roubo e furto, restrições judiciais e administrativas do veículo ou mesmo o histórico da placa. Ele já está disponível para os órgãos fiscalizadores gratuitamente.

Segundo Alexandre Baldy, Ministro das Cidades, o aplicativo “facilita muito o processo de fiscalização do agente de trânsito, o que acaba por contribuir para uma maior segurança do cidadão brasileiro”. Ele ainda ressalta que os agentes de trânsito devem fazer a vinculação dos dispositivos móveis que serão utilizados. Não existe a possibilidade de utilização do aplicativo sem o cadastro como agente de trânsito.

O aplicativo acessa informações online a partir da base de dados nacionais do Renach (condutores), Renavam (veículos) e Renainf (infrações). Além de informações detalhadas sobre a situação atual do veículo, é possível saber se a CNH do motorista se encontra suspensa, cassada ou bloqueada e, ainda, se a placa do veículo foi clonada.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link