Websérie da Honda revisita a chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil há 110 anos

Websérie da Honda revisita a chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil há 110 anos

Produção mostra aspectos da cultura nipônica e curiosidades sobre a história dos imigrantes japoneses em solo brasileiro

por Soraia Alves

A Honda tem feito uma homenagem em forma de websérie para comemorar os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. O quinto episódio da websérie ressalta aspectos da cultura nipônica, e remonta ao cenário do dia 18 de junho de 1908, data em que 781 imigrantes japoneses chegaram em Santos, em São Paulo, a bordo do Kasato Maru.

A influenciadora Piti Koshimura, do blog Peach no Japão, voltou no tempo para revisitar os momentos iniciais dessa história. O filme mostra uma réplica do navio Kasato Maru, disponibilizado pelo governo japonês para a viagem e traz curiosidades sobre os primeiros dias dos imigrantes em solo brasileiro.

Após uma travessia que durou cerca de 50 dias, os imigrantes enfrentaram outra viagem, agora de trem, para as fazendas de café no interior de São Paulo.

A Honda escolheu explorar temáticas culturais que revelam a integração entre Brasil e Japão, ao longo dos 110 anos de convivência. No episódio de estreia da websérie, a culinária foi o mote central, seguido por filmes que mostraram a arte da confecção da espada de samurai, a filosofia de duas artes marciais surgidas do Japão e amplamente difundidas no Brasil e a história da cidade que abriga um pedaço do Japão em plena floresta amazônica.

Todos os episódios estão disponíveis na página da Honda no Facebook.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link