Apesar das fake news, relatório afirma que público americano acessa mais veículos tradicionais para se informar • B9

Apesar das fake news, relatório afirma que público americano acessa mais veículos tradicionais para se informar

Relatório da Adobe Analytics mostra que os grandes veículos são a preferência do público para se informar sobre política

por Soraia Alves

Como sabemos, o crescimento da disseminação de fake news não é um fenômeno exclusivamente brasileiro, muito menos nascido em 2018. Nos Estados Unidos, por exemplo, as eleições de 2016 também sofreram com a veiculação de informações mentirosas em relação aos candidatos Donald Trump e Hillary Clinton, desde  falsas citações do vice de Trump Mike Pence sobre Michelle Obama até afirmações de que Hillary vendeu armas para o Estado Islâmico.

No mesmo ano, uma análise do BuzzFeed News americano apontou que as fake news envolvendo os dois candidatos tiveram mais alcance no Facebook do que as principais matérias eleitorais verídicas de 19 veículos de notícias do país, como o The New York Times e a NBC News.

Agora, porém, um novo estudo conduzido pela Adobe Analytics mostra que “o jogo começou a virar”. A empresa analisou dados de mais de 400 sites e aplicativos de notícias, de janeiro de 2016 a setembro de 2018, abrangendo mais de 150 bilhões de visitas.

A partir desses dados, a Adobe descobriu que os principais veículos de comunicação americanos tradicionais viram um crescimento total de 22% nas visitas durante o período, mostrando que mesmo com o discurso inflamado de Trump em relação à imprensa, as pessoas passaram a recorrer mais às fontes estabelecidas de notícias.

É interessante observar também, que de cada 10 visitas aos sites de notícias dos EUA, 3 são provenientes de fora do país, o que mostra a preferência do público estrangeiro pelas mídias tradicionais na hora se informarem sobre a situação política estadunidense. A maioria dos acessos é feito através de smartphones (51%).

Seguindo essa tendência, o número de aplicativos de notícias nacionais aumentou 40% nos últimos dois anos. No entanto, novas instalações caíram 50%.

O relatório completo pode ser conferido aqui

.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

Cometários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.