Colocaram um nódulo nos peitos da estátua de Molly Malone, mas ninguém reparou • B9

Colocaram um nódulo nos peitos da estátua de Molly Malone, mas ninguém reparou

Campanha de fundação irlandesa de conscientização do câncer para o Outubro Rosa, “Take Notice” mostra como é fácil não diagnosticar a doença quando não se está procurando-a

por Pedro Strazza

É provável que a estátua de Molly Malone tenha o par de peitos mais tocado do mundo. Criada em 1988 em comemoração ao milênio de Dublin, a peça em homenagem à famosa personagem da canção tradicional irlandesa “Cockles and Mussels” vive tendo os seios tocados constantemente por turistas e passantes que querem um pouco de sorte, a ponto de ter o bronze de seu material desgastado de tanta passada de mão.

Foi à partir deste fato que a Rothco resolveu criar para a Marie Keating Foundation – um grupo de conscientização sobre o câncer e sem fins lucrativos – as bases para uma campanha de Outubro Rosa das mais dolorosas. Para chamar a atenção das pessoas para o câncer de mama, a agência local colocou um caroço discreto na lateral do peito de Molly, à espera que algum abusado percebesse e “diagnosticasse” que a estátua talvez pudesse ter a doença.

O problema é que, bem, ninguém percebeu, algo que por sua vez rendeu um triste comercial “Take Notice” que você pode ver acima.

“O primeiro sintoma do câncer de mama em diversas mulheres é um caroço em seu peito. Uma detecção preventiva pode salvar vidas na mesma medida que facilita o tratamento, mas infelizmente as mulheres não estão prestando atenção o suficiente ao seus peitos” explica Kathy Troy, chefe de estratégia da Rothco; “Nós sabíamos que para fazer as pessoas perceberem isso era apenas necessário uma ideia realmente simples. Usar o busto icônico de Molly Malone pareceu o ponto de partida perfeito para deixar evidente o quão fácil é não perceber algo quando você não está procurando por ele”.

De acordo com Stephen Rogers, diretor criativo da agência, o caroço de Molly foi criado pelo especialista irlandês em efeitos visuais Joe Fallover, que já recebeu uma indicação no Emmy no passado pelo documentário “The Farthest”. Além dele, foi chamada a cantora Imelda May para interpretar a versão de “Cockles and Mussels” usada no comercial.

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