O que ainda vale mais: ter a ideia ou fazer ela viralizar?
Lembra quando a gente morria de medo de copiar uma ideia? Hoje parece que o medo virou charme. A galera da influência copia igualzinho às vezes nem esconde, nem cita o original — e tá tudo bem. Ou quase.
No TikTok, tem até etiqueta pra isso: “ib”, de inspired by. A cópia virou parte do jogo. E com as IAs misturando tudo que encontram pela frente, a sensação é de que “ideia é mato” tem pra todo lado, brota o tempo todo, e ninguém sabe mais de quem era o terreno.
Mas se toda ideia é reaproveitável, remixável e impessoal… ainda vale ser criativo? Ou o jogo agora é só ver quem copia melhor?
Nessa Braincast, Carlos Merigo, Bia Fiorotto, Paulo Aguiar e Rafa Lotto discutem como a abundância de ideias — e a velocidade com que elas são replicadas tá mudando o valor da originalidade na indústria criativa.
10:49 – Pauta
01:12:38 – QEAB
ANÚNCIOS MAIS INTELIGENTES COMEÇAM COM A HUBSPOT
Em um mercado cada vez mais orientado por dados, a HubSpot vem simplificando a forma como as empresas conectam marketing e vendas para crescer com inteligência. Com o poder da CAPI CRM — a integração entre o CRM da HubSpot e a API de Conversões da Meta — é possível acompanhar toda a jornada do cliente em tempo real, inclusive as conversões que acontecem fora do digital. Essa conexão direta transforma dados em decisões mais assertivas, reduz custos de aquisição e torna os anúncios realmente inteligentes.
Um exemplo real dessa transformação é o da NFE.io, startup brasileira que reduziu em 87% seu custo por lead depois de integrar a HubSpot à Meta. Com a CAPI CRM, a empresa ganhou rastreabilidade, eficiência e clareza sobre o que realmente funciona. A HubSpot mostra que fazer campanhas de alto impacto pode ser simples, seguro e escalável — tudo em uma única plataforma. Quer saber como transformar seus dados em resultados reais?
Acesse o link e descubra como a HubSpot pode elevar sua estratégia de marketing: https://hubs.la/Q03Ppd1D0
NEXGARD SPECTRA®: É OUTRO NÍVEL DE PROTEÇÃO

• Link na Cobasi
Cupom: 20nexgard
Vigência: Até 31/12
Regras: 1 uso por CPF, não acumulativo com compra programada
✳️ SIGA O CANAL B9 NO WHATSAPP: b9.com.br/zap
🔑 TORNE-SE MEMBRO DO B9 E GANHE BENEFÍCIOS
Braincast secreto; grupo de assinantes no Telegram; e episódios sem anúncios!
Assine no nosso canal do YouTube.
SIGA O BRAINCAST
Seu podcast com conversas curiosas para mentes criativas está em todas as plataformas e redes. Inclusive, na mais próxima de você.
Encontre o @braincastpod:
Entre em contato através do [email protected].
Perdeu o Qual É A Boa? Encontre todas as dicas da bancada nos destaques do nosso Instagram.
O Braincast é uma produção B9
B9
Criação e Apresentação: Carlos Merigo
Edição: Gabriel Pimentel
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça
Identidade Visual: Johnny Britto
Atendimento e Comercialização: Camila Mazza e Telma Zennaro
O2 Filmes
Direção de Arte: Tomás Di Spagna
Direção de Fotografia: Lais Lima (Tangerina)
Coordenação de produção e operador de áudio: Gabriel Paim
5 estrelas ou nada: estamos sendo justos com quem nos presta serviço?
Ritual de Humilhação: como o mercado de trabalho perdeu a humanidade
Vale Tudo, podcasts na Netflix e a bola da Copa 2026
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
Braincast
Conversas curiosas para mentes criativas
Braincast é um podcast semanal onde informação e descontração se encontram. Um papo solto, sem perder o fio.
Com senso crítico e leveza, criamos conversas autênticas sobre cultura digital, comportamento, inovação e negócios, sempre refletindo quais faíscas vão impulsionar nosso presente e futuro.
Saiba mais: https://no.b9.com.br/braincast-mk
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
Carlos Merigo
Carlos Merigo é fundador e publisher do B9.com.br, criado em 2002 quando iniciou sua carreira no mercado publicitário. Especialista em estratégia digital e conteúdo, Merigo teve passagens por agências como McCann Worldwide, Espalhe Marketing de Guerrilha e Fischer América, atuando para marcas como Nike, Google, Heineken, Honda, Panasonic, Fox, Vivo, Electrolux, National Geographic, Novartis, Tetra Pak, entre outras. Atualmente, o B9 é um dos maiores veículos do Brasil com foco em criatividade, mídia e transformação digital, ultrapassando 2 milhões de leitores e 4 milhões de ouvintes mensais através de uma rede de podcasts que conta com 20 diferentes shows em atividade. Dentro da rede, Merigo apresenta os podcasts Braincast, Cinemático e Código Aberto.
Cris Dias
Cristiano Dias é uma das únicas duas pessoas do mundo que chama o crisdias de Cristiano e não de Cris. A outra não é a mãe dele.
Luiz Hygino
Luiz Hygino é jovem, gosta de música, decoração de interiores e Carnaval. Odeia falsidade e pessoas que julgam as outras sem as conhecer.
Marko Mello
Marko Mello detém o título de Embaixador extra-oficial da Air Fryer no Brasil e mestrado em CMV (Comunicação Muito Violenta).
Luiz Yassuda
Luiz Yassuda tem fascínio por tecnologia e como ela afeta o comportamento das pessoas. Também está em O Alvissareiro, podcast da Família B9.
Ana Freitas
Ana Freitas é jornalista e especialista em estratégia de conteúdo com base em dados. É diretora e co-fundadora da Quid e uma das sociais do CR_IA, projeto de formação, consultoria e desenvolvimento em IA generativa. Tem interesses demais por assuntos desconectados, o que é ao mesmo tempo divertido mas bastante cansativo.
Oga Mendonça
Beatriz Fiorotto
Alexandre Maron
Ken Fujioka
Co-fundador da ADA Strategy. Host do podcast Naruhodo. Produtor do espetáculo InconscienteMente. Conselheiro na startup OnTheGo. Caseiro do MEMOH. Mas gosta mesmo é de ramen e tênis de mesa.
Johnny Brito
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:

Você precisa fazer login para comentar.