Um mercado que movimenta 170 bilhões de dólares ao ano
O licenciamento de marcas e personagens é onipresente na nossa vida. Sabe aquele caderno de 10 matérias com capa do Bart Simpson e adesivo 3D, que você tinha no Ensino Médio? É fruto do licenciamento. A chupeta das crianças, com a cara da Galinha Pintadinha, que você comprou na loja de R$ 1,99? Foi licenciada. O pacote de maçã da Turma da Mônica? Licenciado. A meia de Star Wars? Licenciada.
Trata-se de um mercado que movimenta 170 bilhões de dólares no mundo todo e a maneira ideal (e lucrativa) das empresas e estúdios se conectarem com os fãs no dia a dia.
No Braincast 379, Carlos Merigo, Bia Fiorotto e Pedro Strazza conversam com Marici Ferreira, CEO da EP Grupo, sobre os segredos do do licenciamento dos dois lados do balcão. Estampar personagens aumenta as vendas? Como é o mercado no Brasil? Como isso impacta o consumo e os dilemas da publicidade infantil?
Download | iTunes | Android | Feed | Deezer | Spotify
=====
ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO
Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo.
Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast
=====
QUAL É A BOA?
Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br.
=====
FICHA TÉCNICA
O Braincast é uma produção B9
Apresentação: Carlos Merigo
Coordenação Geral: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Produção e Apoio a Pauta: Bia Fiorotto
Edição e Sonorização: Alexandre Pottaschef e Mariana Leão
Identidade Visual: Johnny Britto
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Lucas de Brito e Hiago Vinicus
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zenaro
=====
Críticas, comentários, sugestões para [email protected] ou nos comentários desse post.
O paradoxo do Cinema Brasileiro: glória global, burocracia nacional
5 estrelas ou nada: estamos sendo justos com quem nos presta serviço?
Ritual de Humilhação: como o mercado de trabalho perdeu a humanidade
Vale Tudo, podcasts na Netflix e a bola da Copa 2026
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
Braincast
Conversas curiosas para mentes criativas
Braincast é um podcast semanal onde informação e descontração se encontram. Um papo solto, sem perder o fio.
Com senso crítico e leveza, criamos conversas autênticas sobre cultura digital, comportamento, inovação e negócios, sempre refletindo quais faíscas vão impulsionar nosso presente e futuro.
Saiba mais: https://no.b9.com.br/braincast-mk
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
Carlos Merigo
Carlos Merigo é fundador e publisher do B9.com.br, criado em 2002 quando iniciou sua carreira no mercado publicitário. Especialista em estratégia digital e conteúdo, Merigo teve passagens por agências como McCann Worldwide, Espalhe Marketing de Guerrilha e Fischer América, atuando para marcas como Nike, Google, Heineken, Honda, Panasonic, Fox, Vivo, Electrolux, National Geographic, Novartis, Tetra Pak, entre outras. Atualmente, o B9 é um dos maiores veículos do Brasil com foco em criatividade, mídia e transformação digital, ultrapassando 2 milhões de leitores e 4 milhões de ouvintes mensais através de uma rede de podcasts que conta com 20 diferentes shows em atividade. Dentro da rede, Merigo apresenta os podcasts Braincast, Cinemático e Código Aberto.
Cris Dias
Cristiano Dias é uma das únicas duas pessoas do mundo que chama o crisdias de Cristiano e não de Cris. A outra não é a mãe dele.
Luiz Hygino
Luiz Hygino é jovem, gosta de música, decoração de interiores e Carnaval. Odeia falsidade e pessoas que julgam as outras sem as conhecer.
Marko Mello
Marko Mello detém o título de Embaixador extra-oficial da Air Fryer no Brasil e mestrado em CMV (Comunicação Muito Violenta).
Luiz Yassuda
Luiz Yassuda tem fascínio por tecnologia e como ela afeta o comportamento das pessoas. Também está em O Alvissareiro, podcast da Família B9.
Ana Freitas
Ana Freitas é jornalista e especialista em estratégia de conteúdo com base em dados. É diretora e co-fundadora da Quid e uma das sociais do CR_IA, projeto de formação, consultoria e desenvolvimento em IA generativa. Tem interesses demais por assuntos desconectados, o que é ao mesmo tempo divertido mas bastante cansativo.
Oga Mendonça
Beatriz Fiorotto
Alexandre Maron
Ken Fujioka
Co-fundador da ADA Strategy. Host do podcast Naruhodo. Produtor do espetáculo InconscienteMente. Conselheiro na startup OnTheGo. Caseiro do MEMOH. Mas gosta mesmo é de ramen e tênis de mesa.
Johnny Brito
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
