
Faz sentido arriscar um público fiel em nome de falar com todo mundo?
É comum a gente ouvir que para uma estratégia de comunicação dar certo, ela precisa “furar a bolha”. Furar a bolha para além do seu público alvo, falar com mais pessoas além das que já estão convertidas.
É um uma expressão comum na política, claro, mas o discurso de furar a bolha também afeta as marcas. É por isso que vemos tantas empresas nas redes sociais querendo ser modernas, jovens e versadas nos memes. Ou seja, “furar a bolha” fica bastante parecido com uma comunicação baseada em aproveitar oportunidades e falar com todos os públicos possíveis, abrindo mão de uma identidade centralizada. Parece sensato. Porém, essa é uma estratégia perigosa que, historicamente, as teorias da comunicação definem como bem prejudiciais.
No Braincast 412, Carlos Merigo, Ana Freitas, Beatriz Fiorotto, Oga Mendonça, Cris Dias e Luiz Hygino debatem, afinal, o que significa furar a bolha? A comunicação realmente deve buscar isso a todo custo? E, se deve, como fazer? Vale a pena arriscar seu público fiel, a sua bolha quentinha e confortável, para falar com todo mundo?
VOLVO
A Volvo Cars fechou parceria com a siderúrgica sueca SSAB. Juntas, as marcas vão investir no desenvolvimento de aço sem fósseis para a indústria automotiva.
A parceria com a SSAB acontece dentro da HYBRIT, iniciativa da siderúrgica para desenvolver aço de qualidade – eliminando combustíveis fósseis. Isso é resultado do plano geral de ação climática da Volvo Cars, um dos mais ambiciosos da indústria automotiva. Porque o futuro da indústria dos carros precisa envolver o futuro do planeta.
O objetivo da HYBRIT é substituir o carvão coque, muito usado para produzir aço à base de minério de ferro. Começando com a mão na massa, é a Volvo quem está garantindo o aço SSAB: feito de ferro com redução de hidrogênio. Essas primeiras peças estão sendo usadas para teste, lá em Luleå, na Suécia O plano da SSAB é ser a primeira siderúrgica a abastecer o mercado com aço isento de fósseis. E a Volvo será a primeira montadora a usar esse aço em seus carros.
Pra você ter uma ideia do impacto: toda essa história de carvão coque, fornos e minério de ferro torna a indústria siderúrgica responsável por cerca de 7% das emissões diretas globais de carbono. Com isso, a Volvo pretende reduzir as emissões de CO2 da Suécia em 10%. E da Finlândia, em 7%.
O impacto deve chegar logo na cadeia global da empresa, resultando numa redução da pegada de carbono de 40% até 2025. Já pensou quem você vai ser em 2040? A Volvo quer chegar lá como uma empresa neutra em impactos climáticos.
Para saber mais, siga a Volvo nas redes sociais.
RED BULL
E aí, vamo falar de produtividade? Calma, calma, você conhece o Braincast e não é de hoje. Aqui a gente não acha que você tem que trabalhar 25 horas por dia pra vestir a camisa. Aliás, não precisa nem vestir a camisa, se não quiser. Na loucura do home office na pandemia, a gente descobriu muitas coisas novas. Ferramentas, processos, formas de encontro virtual…Mas vamos confessar, né: como tem PERRENGUE nesse processo! Sua casa virou seu escritório. Antes de sair da cama, você já tá trabalhando. Deu a hora do jantar, e você leva o celular enquanto pilota o fogão. Parece que quanto mais você trabalha, menos você produz.
O foco é o segredo pra produzir melhor no menor tempo possível. E há anos a Red Bull é sua parceira na musculatura do foco. Por isso, eles resolveram lançar a campanha do Dia Nacional do Meio Período. No dia 25 de junho, diversas empresas vão se juntar à Red Bull pra ajudar a gente a chegar mais relaxado no segundo semestre. Uma pausa pelo ócio criativo. O repouso anda de mãos dadas com uma jornada de trabalho produtiva. E eficiência não se mede em horas, mas em resultados.
Pra convencer a chefia a entrar nessa é só acessar www.redbull.com/meioperiodo que lá tem todas as dicas. Além disso, você pode participar do movimento e concorrer a um ano de Red Bull, um pra cada dia útil de trabalho… já pensou? Se precisar de ajuda, você já sabe: chama a Red Bull, que te dá asas.
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Produção: Bia Souza
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Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez
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negocios.b9.com.brCarlos Merigo
Carlos Merigo é fundador e publisher do B9.com.br, criado em 2002 quando iniciou sua carreira no mercado publicitário. Especialista em estratégia digital e conteúdo, Merigo teve passagens por agências como McCann Worldwide, Espalhe Marketing de Guerrilha e Fischer América, atuando para marcas como Nike, Google, Heineken, Honda, Panasonic, Fox, Vivo, Electrolux, National Geographic, Novartis, Tetra Pak, entre outras. Atualmente, o B9 é um dos maiores veículos do Brasil com foco em criatividade, mídia e transformação digital, ultrapassando 2 milhões de leitores e 4 milhões de ouvintes mensais através de uma rede de podcasts que conta com 20 diferentes shows em atividade. Dentro da rede, Merigo apresenta os podcasts Braincast, Cinemático e Código Aberto.
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Cristiano Dias é uma das únicas duas pessoas do mundo que chama o crisdias de Cristiano e não de Cris. A outra não é a mãe dele.
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Luiz Hygino é jovem, gosta de música, decoração de interiores e Carnaval. Odeia falsidade e pessoas que julgam as outras sem as conhecer.
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Marko Mello detém o título de Embaixador extra-oficial da Air Fryer no Brasil e mestrado em CMV (Comunicação Muito Violenta).
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Luiz Yassuda tem fascínio por tecnologia e como ela afeta o comportamento das pessoas. Também está em O Alvissareiro, podcast da Família B9.
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Ana Freitas é jornalista e especialista em estratégia de conteúdo com base em dados. É diretora e co-fundadora da Quid e uma das sociais do CR_IA, projeto de formação, consultoria e desenvolvimento em IA generativa. Tem interesses demais por assuntos desconectados, o que é ao mesmo tempo divertido mas bastante cansativo.
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Co-fundador da ADA Strategy. Host do podcast Naruhodo. Produtor do espetáculo InconscienteMente. Conselheiro na startup OnTheGo. Caseiro do MEMOH. Mas gosta mesmo é de ramen e tênis de mesa.
Johnny Brito
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