
Dá pra influenciar o debate político na internet sem grandes estruturas, equipes ou equipamentos avançados para o usuário comum?
Nos últimos anos, as constantes revelações de esquemas complexos (e, muitas vezes, potencialmente criminosos) de campanhas políticas na internet podem ter feito as pessoas se desinteressarem do ativismo digital, uma das grandes promessas para a disputa política no século XXI. Aparentemente, sem usina de fake news, gestão massiva de comunidades, investimento pesado em dark posts e controle profundo de comunidades ocultas, pode ser impossível promover suas ideias na internet.
Mesmo assim, algumas pessoas e pequenos grupos se organizam para tentar inverter essa lógica. E, mesmo sem dinheiro, conhecimentos avançados ou acesso a dados secretos das pessoas, iniciativas surgem o tempo todo no mundo tentando promover a luta digital. Uma das mais efetivas, sem dúvida, foram os Sleeping Giants, que há pouco mais de um ano impõem perdas milionárias a sites de desinformação, promovendo campanhas de boicote e cobrança a seus patrocinadores nas redes sociais.
No Braincast 435, Carlos Merigo, Ana Freitas, Alexandre Maron e Oga Mendonça conversam com Leonardo Leal, um dos fundadores do Sleeping Giants BR, para saber como (e por que) fazer ativismo digital em 2021.
VOLVO
Há algumas semanas, o minuto da Volvo no Braincast tem sido um mergulho – presencial – no novo XC40 Recharge Pure Electric. Sim, o Carlos Merigo foi até a montanha e conferiu de perto cada detalhe do primeiro carro 100% elétrico da Volvo.
Dessa vez, Merigo trouxe Julio Alonso, que é especialista Volvo de produtos, para tirar todas nossas dúvidas sobre a potência dos carros elétricos no dia a dia. Descubra qual é a potência do XC40 elétrico, conheça a estabilidade desse carro e saiba até mesmo quanto tempo ele leva para ir de 0 a 100 km/h.
Conheça o XC40 acessando o site volvocars.com e reserve já o seu.
A autonomia está em conformidade com os ciclos de condução WLTP e EPA mas pode variar em ambiente real. Os valores são baseados no objetivo preliminar. A aguardar a certificação final do veículo.
Vem cá, você tá cuidando direito da sua segurança online? Proteção de dados nunca é demais. Só que no meio de tantos protocolos e aplicativos, muitas vezes a gente acaba esquecendo de olhar para as formas mais básicas de se proteger na internet. E é por isso que o WhatsApp me convidou para dar uma dica importante aqui. Por exemplo, você já deve ter ouvido falar daquele golpe em que invadem seu WhatsApp e mandam mensagens para seus contatos. Tá certo que, a cada dia, os fraudadores inventam novas técnicas e tecnologias para nos enganar. Mas muita gente ainda cai nesse golpe por causa do código de ativação.
O código de ativação é aquele número de 6 dígitos que você recebe por SMS toda vez que faz login no seu WhatsApp em algum outro celular – quando você compra um novo, por exemplo.
Regra de ouro: nunca passe esse código para ninguém.
Sim, sem perceber, tem muita gente compartilhando o código que dá acesso a todo o seu WhatsApp, agenda e informações pessoais.
Os fraudadores se passam por fornecedores, amigos, e inventam uma história qualquer pra te convencer a passar essa sequência de números.
Então, se um dia você receber um SMS com um código de ativação, não mande esse número pra ninguém.
Pode ser alguém tentando acessar sua conta no WhatsApp.
Afinal, todo mundo pode cair em golpes, mas todo mundo pode evitar. Valeu pela dica, WhatsApp!
ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO
Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo.
Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast
QUAL É A BOA
Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br.
O Braincast é uma produção B9
Apresentação: Carlos Merigo
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo
Produção: Bia Souza
Apoio à pauta: Hiago Vinicius
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça
Identidade Visual: Johnny Brito
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
Propósito, polêmicas e IA: o futuro da comunicação depois de Cannes Lions 2025
O movimento anti-CLT: liberdade ou ilusão?
Rinha de Nepo Babies
Entre o hype e a distopia: as tendências do SXSW 2025
de conversa
sair do raso



transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brBraincast
Conversas curiosas para mentes criativas
Braincast é um podcast semanal onde informação e descontração se encontram. Um papo solto, sem perder o fio.
Com senso crítico e leveza, criamos conversas autênticas sobre cultura digital, comportamento, inovação e negócios, sempre refletindo quais faíscas vão impulsionar nosso presente e futuro.
Saiba mais: https://no.b9.com.br/braincast-mk
de conversa
sair do raso



transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brCarlos Merigo
Carlos Merigo é fundador e publisher do B9.com.br, criado em 2002 quando iniciou sua carreira no mercado publicitário. Especialista em estratégia digital e conteúdo, Merigo teve passagens por agências como McCann Worldwide, Espalhe Marketing de Guerrilha e Fischer América, atuando para marcas como Nike, Google, Heineken, Honda, Panasonic, Fox, Vivo, Electrolux, National Geographic, Novartis, Tetra Pak, entre outras. Atualmente, o B9 é um dos maiores veículos do Brasil com foco em criatividade, mídia e transformação digital, ultrapassando 2 milhões de leitores e 4 milhões de ouvintes mensais através de uma rede de podcasts que conta com 20 diferentes shows em atividade. Dentro da rede, Merigo apresenta os podcasts Braincast, Cinemático e Código Aberto.
Cris Dias
Cristiano Dias é uma das únicas duas pessoas do mundo que chama o crisdias de Cristiano e não de Cris. A outra não é a mãe dele.
Luiz Hygino
Luiz Hygino é jovem, gosta de música, decoração de interiores e Carnaval. Odeia falsidade e pessoas que julgam as outras sem as conhecer.
Marko Mello
Marko Mello detém o título de Embaixador extra-oficial da Air Fryer no Brasil e mestrado em CMV (Comunicação Muito Violenta).
Luiz Yassuda
Luiz Yassuda tem fascínio por tecnologia e como ela afeta o comportamento das pessoas. Também está em O Alvissareiro, podcast da Família B9.
Ana Freitas
Ana Freitas é jornalista e especialista em estratégia de conteúdo com base em dados. É diretora e co-fundadora da Quid e uma das sociais do CR_IA, projeto de formação, consultoria e desenvolvimento em IA generativa. Tem interesses demais por assuntos desconectados, o que é ao mesmo tempo divertido mas bastante cansativo.
Oga Mendonça
Beatriz Fiorotto
Alexandre Maron
Ken Fujioka
Co-fundador da ADA Strategy. Host do podcast Naruhodo. Produtor do espetáculo InconscienteMente. Conselheiro na startup OnTheGo. Caseiro do MEMOH. Mas gosta mesmo é de ramen e tênis de mesa.
Johnny Brito
de conversa
sair do raso



transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br