
No auge do formato que deu fama ao podcast mais popular do mundo, criadores, plataformas e marcas precisam decidir, são forçados a colocar limites à liberdade de expressão.
No fim de janeiro, Neil Young voltou a movimentar as manchetes e o mundo da arte, ao anunciar que retiraria suas músicas do catálogo do serviço de streaming mais popular do mundo. O motivo seria um podcast. Mais especificamente o programa The Joe Rogan Experience, que popularizou o formato de conversas que duram horas abrindo mão de pautas, roteiros ou recortes específicos. Colocando o formato no centro de sua visão de negócios, o Spotify pagou US$ 100 milhões para tornar o programa um exclusivo de seu catálogo. E foi dos contratantes que Young exigiu uma posição a respeito do conteúdo Antivaxx que o show teria impulsionado.
Enquanto tentavam conter esse incêndio bilionário nos Estados Unidos, no Brasil o mesmo formato foi para o topo dos trending topics poucos dias depois. Em debate com 2 deputados federais, o Flow Podcast, ouvido todos os dias por milhões de pessoas, exibiu ao vivo diálogos que acendiam o debate da legalização do nazismo – sem uma plataforma para responsabilizar, o peso dessa vez recaiu sob as marcas patrocinadoras do programa, que cancelaram contratos e solicitaram a demissão do âncora polêmico.
A reação dos últimos meses é só a explosão de um problema que acompanha esse formato de conversas desde o seu nascimento. No Braincast 442, Carlos Merigo recebe Alexandre Maron, Luiz Yassuda e Oga Mendonça para discutir o que essa polêmica indica para o mundo dos podcasts, dos streamings e dos criadores independentes. Como garantir a autenticidade sem cair no dilema da liberdade de expressão?
PUC-MINAS
A gente adora repetir que “ano novo, vida nova”.
Depois de tudo o que passamos, vai demorar um tempo até a gente se acostumar com todas as transformações permanentes que tivemos em todas as áreas.
E essa também pode ser a hora de investir no seu futuro profissional.
A PUC Minas é o lugar pra você dar esse passo. Ela foi eleita uma das melhores universidades do mundo. E não por acaso, é uma das universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil.
A PUC Minas tem cursos de pós-graduação nas principais áreas do conhecimento.
Além do tradicional modelo presencial, você pode optar também pelos cursos online, com aulas síncronas e interação com o professor, ao vivo, de onde estiver.
Nunca foi tão importante fazer uma pós na PUC Minas. Inscreva-se agora em pucminas.br/pos
ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO
Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo.
Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast
QUAL É A BOA
Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br.
O Braincast é uma produção B9
Apresentação: Carlos Merigo
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo
Produção: Bia Souza
Apoio à pauta: Hiago Vinicius
Edição: Gabriel Pimentel
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça
Identidade Visual: Johnny Brito
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
O movimento anti-CLT: liberdade ou ilusão?
Rinha de Nepo Babies
Entre o hype e a distopia: as tendências do SXSW 2025
de conversa
sair do raso



transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brBraincast
Conversas curiosas para mentes criativas
Braincast é um podcast semanal onde informação e descontração se encontram. Um papo solto, sem perder o fio.
Com senso crítico e leveza, criamos conversas autênticas sobre cultura digital, comportamento, inovação e negócios, sempre refletindo quais faíscas vão impulsionar nosso presente e futuro.
Saiba mais: https://no.b9.com.br/braincast-mk
de conversa
sair do raso



transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brCarlos Merigo
Carlos Merigo é fundador e publisher do B9.com.br, criado em 2002 quando iniciou sua carreira no mercado publicitário. Especialista em estratégia digital e conteúdo, Merigo teve passagens por agências como McCann Worldwide, Espalhe Marketing de Guerrilha e Fischer América, atuando para marcas como Nike, Google, Heineken, Honda, Panasonic, Fox, Vivo, Electrolux, National Geographic, Novartis, Tetra Pak, entre outras. Atualmente, o B9 é um dos maiores veículos do Brasil com foco em criatividade, mídia e transformação digital, ultrapassando 2 milhões de leitores e 4 milhões de ouvintes mensais através de uma rede de podcasts que conta com 20 diferentes shows em atividade. Dentro da rede, Merigo apresenta os podcasts Braincast, Cinemático e Código Aberto.
Cris Dias
Cristiano Dias é uma das únicas duas pessoas do mundo que chama o crisdias de Cristiano e não de Cris. A outra não é a mãe dele.
Luiz Hygino
Luiz Hygino é jovem, gosta de música, decoração de interiores e Carnaval. Odeia falsidade e pessoas que julgam as outras sem as conhecer.
Marko Mello
Marko Mello detém o título de Embaixador extra-oficial da Air Fryer no Brasil e mestrado em CMV (Comunicação Muito Violenta).
Luiz Yassuda
Luiz Yassuda tem fascínio por tecnologia e como ela afeta o comportamento das pessoas. Também está em O Alvissareiro, podcast da Família B9.
Ana Freitas
Ana Freitas é jornalista e especialista em estratégia de conteúdo com base em dados. É diretora e co-fundadora da Quid e uma das sociais do CR_IA, projeto de formação, consultoria e desenvolvimento em IA generativa. Tem interesses demais por assuntos desconectados, o que é ao mesmo tempo divertido mas bastante cansativo.
Oga Mendonça
Beatriz Fiorotto
Alexandre Maron
Ken Fujioka
Co-fundador da ADA Strategy. Host do podcast Naruhodo. Produtor do espetáculo InconscienteMente. Conselheiro na startup OnTheGo. Caseiro do MEMOH. Mas gosta mesmo é de ramen e tênis de mesa.
Johnny Brito
de conversa
sair do raso



transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br