Como Adolf Hitler convenceu uma sociedade culta de que brutalidade e desumanidade eram o caminho
Adolf Hitler pode ser considerado por muitos apenas um oportunista sem princípios, um vigarista político, um lunático, um hipnotizador do povo ou uma figura demoníaca, mas essas concepções simplistas só servem para mistificar as desgraças genocidas e apocalípticas da Alemanha e da Europa entre 1933 e 1945.
As condições de temperatura e pressão social é que transformaram um joão-ninguém de Viena em um ditador com uma filosofia de desumanidade que mudou o mundo. Com domínio carismático e tendo uma poderosa propaganda psicológica como aliada – comandada por Joseph Goebbels – Hitler foi o mais talentoso demagogo de sua época, capaz de convencer uma sociedade culta e moderna de que a brutalidade e a guerra ideológica eram o único caminho.
No Braincast 66, Carlos Merigo e Saulo Mileti conversam com o professor Giovanni Bagnoli sobre os princípios da propaganda nazista, as mídias, a retórica e os gestos de dominação utilizados por Hitler para mover multidões pela crença da regeneração nacional e purificação racial.
Faça o download ou dê o play abaixo:
> 0h02m28 Comentando os Comentários
> 0h17m55 Pauta principal
Recadinhos da Paróquia: Para se matricular no workshop9 “Design: origem, funcionalidade e princípios da estética” em GOIÂNIA, clique aqui.
B9 no Instagram
Críticas, elogios, sugestões para [email protected] ou no facebook.com/brainstorm9.
Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes
O paradoxo do Cinema Brasileiro: glória global, burocracia nacional
5 estrelas ou nada: estamos sendo justos com quem nos presta serviço?
Ritual de Humilhação: como o mercado de trabalho perdeu a humanidade
Vale Tudo, podcasts na Netflix e a bola da Copa 2026
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
Braincast
Conversas curiosas para mentes criativas
Braincast é um podcast semanal onde informação e descontração se encontram. Um papo solto, sem perder o fio.
Com senso crítico e leveza, criamos conversas autênticas sobre cultura digital, comportamento, inovação e negócios, sempre refletindo quais faíscas vão impulsionar nosso presente e futuro.
Saiba mais: https://no.b9.com.br/braincast-mk
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
Carlos Merigo
Carlos Merigo é fundador e publisher do B9.com.br, criado em 2002 quando iniciou sua carreira no mercado publicitário. Especialista em estratégia digital e conteúdo, Merigo teve passagens por agências como McCann Worldwide, Espalhe Marketing de Guerrilha e Fischer América, atuando para marcas como Nike, Google, Heineken, Honda, Panasonic, Fox, Vivo, Electrolux, National Geographic, Novartis, Tetra Pak, entre outras. Atualmente, o B9 é um dos maiores veículos do Brasil com foco em criatividade, mídia e transformação digital, ultrapassando 2 milhões de leitores e 4 milhões de ouvintes mensais através de uma rede de podcasts que conta com 20 diferentes shows em atividade. Dentro da rede, Merigo apresenta os podcasts Braincast, Cinemático e Código Aberto.
Cris Dias
Cristiano Dias é uma das únicas duas pessoas do mundo que chama o crisdias de Cristiano e não de Cris. A outra não é a mãe dele.
Luiz Hygino
Luiz Hygino é jovem, gosta de música, decoração de interiores e Carnaval. Odeia falsidade e pessoas que julgam as outras sem as conhecer.
Marko Mello
Marko Mello detém o título de Embaixador extra-oficial da Air Fryer no Brasil e mestrado em CMV (Comunicação Muito Violenta).
Luiz Yassuda
Luiz Yassuda tem fascínio por tecnologia e como ela afeta o comportamento das pessoas. Também está em O Alvissareiro, podcast da Família B9.
Ana Freitas
Ana Freitas é jornalista e especialista em estratégia de conteúdo com base em dados. É diretora e co-fundadora da Quid e uma das sociais do CR_IA, projeto de formação, consultoria e desenvolvimento em IA generativa. Tem interesses demais por assuntos desconectados, o que é ao mesmo tempo divertido mas bastante cansativo.
Oga Mendonça
Beatriz Fiorotto
Alexandre Maron
Ken Fujioka
Co-fundador da ADA Strategy. Host do podcast Naruhodo. Produtor do espetáculo InconscienteMente. Conselheiro na startup OnTheGo. Caseiro do MEMOH. Mas gosta mesmo é de ramen e tênis de mesa.
Johnny Brito
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
