Escafandro - O Pastor: As Vingadoras • B9
Escafandro

O Pastor: As Vingadoras

Escafandro ##101

Ouvir O Pastor: As Vingadoras no Spotify
Ouvir O Pastor: As Vingadoras no Google Podcasts
Ouvir O Pastor: As Vingadoras no Apple Podcasts
Ouvir O Pastor: As Vingadoras no Pocket Casts
Ouvir O Pastor: As Vingadoras no Pocket Casts
Ouvir O Pastor: As Vingadoras no Pocket Casts
Capa - O Pastor: As Vingadoras

Segundo episódio da série investigativa “O Pastor”. Serão episódios narrativos, com frequência semanal, sobre a atuação criminosa de um pastor na cidade de Itacoatiara (AM).

A reportagem exclusiva conta como o pastor evangélico Arison Farias de Aguiar, responsável pelo projeto Resgatando Cativos, tem exposto dependentes químicos para enriquecer. A instituição que ele coordena tem o suposto objetivo de resgatar e recuperar usuários de drogas, mas não oferece tratamento especializado. Apesar disso, tanto os resgates quanto o cotidiano nas casas de alojamento são transmitidos ao vivo pelo Facebook, no estilo de reality show.

A página do pastor na plataforma tem 820 mil inscritos e os vídeos costumam ultrapassar as 100 mil visualizações. O projeto é mantido pela monetização da página e por espectadores que doam dinheiro. Além da exposição de pessoas fragilizadas, as lives revelam abusos, como supostos tratamentos em que o pastor pendura drogas no pescoço de dependentes químicos.

Para além dos vídeos, há vários indícios de crimes e irregularidades. Ao longo da série, o podcast trará relatos de usuários que dizem ter sido submetidos a trabalho análogo ao escravo, ter sofrido ameaças, e que tiveram a vida fora do projeto manipulada pelo pastor, com o provável objetivo de aumentar a visualização dos vídeos e a arrecadação de dinheiro.

Além disso, o podcast também revela indícios de ligação com o tráfico local, e de manipulação de órgãos de assistência social e até da polícia.

Ficha técnica do episódio

Design das capas dos aplicativos e do site: Cláudia Furnari.

Trilha sonora tema: Paulo Gama.

Mixagem de som: Vitor Coroa.

Apoio de produção: Ana Carolina Maciel.

Edição: Matheus Marcolino.

Direção, roteiro e sonorização: Tomás Chiaverini.