Mamilos #231 - A Felicidade É Inútil • B9
Logo - Mamilos

A Felicidade É Inútil

Mamilos ##231

Ouvir A Felicidade É Inútil no Spotify
Ouvir A Felicidade É Inútil no Google Podcasts
Ouvir A Felicidade É Inútil no Apple Podcasts
Ouvir A Felicidade É Inútil no Pocket Casts
Ouvir A Felicidade É Inútil no Pocket Casts
Ouvir A Felicidade É Inútil no Pocket Casts
Capa - A Felicidade É Inútil

Jornalismo de peito aberto

A felicidade tem sido tema de diferentes estudiosos na sociedade moderna. Os cientistas buscam entender os mecanismos cerebrais que comandam a produção e distribuição de substâncias responsável por gerar sensações de prazer e bem estar.

Já os psicólogos buscam compreender os comportamentos, relações sociais, realizações pessoais e conquistas que nos deixam com aquele sorriso no rosto. Os sociólogos estão estudando a associação da felicidade ao sentimento de utilizada, de realizar trabalhos que dão sentido a própria vida.

Mas uma verdade inconveniente precisa ser dita: Não é possível ser feliz tempo todo!

Essa afirmação é feita pela doutora em neurociência integrada Claudia Feitosa Santana. Ela nos conta que nosso mundo é feito de contrastes e quando o contraste é muito pequeno nosso cérebro não é capaz de perceber. Isso quer dizer que é preciso do frio pra experimentar o calor, estar no escuro pra valorizar a luz. Então para entender a felicidade só é possível vivenciando a infelicidade. Pois é, as histórias vem nos enganando ao longo do tempo com seu “felizes para sempre”. Isso simplesmente não é possível, não é sustentável.

Tem mais gente que defende essa ideia. Ele, o mais citado aqui no Mamilos, Yuval Harari também destrói o romantismo em torno da felicidade quando diz: o ser humano não foi feito para ser feliz. Fomos feitos para sentir prazer, assim como todos os outros animais, mas a felicidade é algo criado pelo nossa sociedade. Não é natural, faz parte do mundo das coisas que criamos e decidimos acreditar.

E para os brasileiros não tá lá muito fácil acreditar nessa ficção. Em 2019 caímos 16 posições no ranking global de felicidade mensurado pela Gallup em parceria com a ONU. Ocupamos a posição 32 das 156 nações listadas. A pesquisa leva em consideração PIB per capita, apoio social, vida saudável, expectativa de vida, liberdade, generosidade e ausência de corrupção.

Qualquer um que lê as notícias sabe: não tá mesmo fácil ser feliz. Mas ainda assim a perseguimos com todas as nossas forças. E agora, nas festas de final de ano, é uma época certeira onde paramos para pensar: consegui ser feliz esse ano? Em quais companhias sou feliz e porque? O que me deixou bem? O que me fez infeliz?

Será que estamos respondendo essas perguntas olhando pelo prisma certo?

Para nos ajudar com essa reflexão trouxemos hoje o professor Clóvis de Barros Monja Coen!

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

=====

BRADESCO

Esse ano o Bradesco traz, novamente, uma campanha inspiradora e feita com muuuuito carinho!

Sabe quem voltou? Os vagalumes! A gente tem até um deles aqui no estúdio, hehe. A animação agora destaca a Luna, uma vagalume que não brilha. E com a ajuda de Vitinho, um menino com síndrome de down, a Luna vai provar que cada um é único e que as diferenças nos fazem brilhar!

E tem mais: a campanha também traz a hashtag #BrilheDoSeuJeito, que está sendo compartilhada trazendo histórias de criadores de conteúdo que falam sobre seu brilho único.É fofura garantida! Corre lá pra ver o vídeo: youtube.com/bradesco!

=====

FAROL ACESO

Cris: Livro A Felicidade É Inútil – Clóvis de Barros e o curta Guaxuma 

Ju: Série Namorado de Natal da Netflix e stand-up da Michelle Wolf: Joke Show

FALE CONOSCO

. Email: mamilos@b9.com.br
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
https://www.catarse.me/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini com a Maremoto
Produção – Beatriz Fiorotto
Apoio à pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Capa – Ana Paula Mathias
Publicação – B9 Company
Fotos e vídeos – Jéssica Modono com a Atrás da Moita Filmes

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.