O Prazer e o Poder da Leitura

Mamilos #265

Ouvir O Prazer e o Poder da Leitura no Spotify
Ouvir O Prazer e o Poder da Leitura no Google Podcasts
Ouvir O Prazer e o Poder da Leitura no Apple Podcasts
Ouvir O Prazer e o Poder da Leitura no Pocket Casts
Capa - O Prazer e o Poder da Leitura

Jornalismo de peito aberto

O anúncio da Reforma Tributária do governo trouxe, escondido, uma surpresa no mínimo polêmica. Segundo a nova proposta, a isenção de impostos sobre os livros – medida histórica, presente há décadas na nossa legislação – seria derrubada. Isso significa que livros passariam a sobre cobrança de impostos, o que tende a encarecer o produto final. Um “manifesto em defesa do livro” foi assinado por diversas entidades e ganhou força de divulgação nas redes sociais afirmando que essa cobrança aumentaria a desigualdade do acesso ao conhecimento e à cultura.

Num mercado que encolheu 20% nos últimos 13 anos a pergunta que nos fazemos é: quem se importa? Livros ainda são necessários, desejados com tanto apelo de conteúdo em meios digitais? Quem lê? Porque lê? Pra que lê? No Mamilos dessa semana, conversamos com Dona Jacira, artista da Zona Norte de São Paulo; o escritor e produtor, Ricardo Terto e o editor Daniel Lameira. Mergulhando num problema que conta mais sobre o Brasil do que a gente imagina.

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

=====

FAROL ACESO

Ju: Os livros “Nós e Eles”, de Bahiyyih Nakhjavani e o documentário “Nação de uma Criança”, no Amazon Prime.

Cris: O livro Coração das Trevas e o livro virtual Ciranda do Gatilho.

Dona Jacira: Os livros “Tratado Geral Sobre a Fofoca”, de José Ângelo Gaiarsa e “Café”, de Dona Jacira. O podcast Estórias de Família.

Ricardo: Os podcasts A Vida nos Tempos do Corona e Quarta Capa. A música “Murder Most Foul”, de Bob Dylan.

Daniel: A série Lovecraft Country.

=====

PERIFACONNECTION

Nessa semana, apresentamos a Thuane Nascimento – ou Thux, como é mais conhecida. Ela é estudante de Direito na UFRJ, articuladora do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Luiza Mahin, integrante do Coletivo Negro Claudia Silva Ferreira e do Movimento Favelas na Luta. E já chegou adiantando nossa pauta, dando sua perspectiva sobre o prazer e o poder da leitura e também criticando essa possível taxação dos livros. 

=====

BRADESCO

Dessa vez, falamos do lindo projeto BRAVOZ – o Encontro Bradesco de Vozes Brasileiras – que é parte do movimento Aliados pelo Respeito. Essa iniciativa multimídia é muito legal porque promove o encontro de artistas negros para celebrarem sua arte, mas também para encorajar que esses artistas se reconheçam como protagonistas e empreendedores. Isso não só potencializa suas criações, como permite que que eles transformem arte em negócio! Descubra essas e outras iniciativas seguindo o Twitter, Instagram e YouTube do Bradesco!

=====

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]

. Facebook: aqui

. Twitter: aqui

. Instagram: aqui

. LinkedIn: aqui

. Youtube: aqui

=====

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo: www.catarse.me/mamilos

=====

O Mamilos é uma produção B9

Apresentação: Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação geral: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Produção: Alexandre Potascheff e Beatriz Fiorotto
Apoio à pauta e pesquisa: Jaqueline Costa
Edição: Alexandre Potascheff com trilhas de Angie Lopez
Identidade visual: Bárbara Siewert
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Lucas de Brito e Hiago Vinícius
Atendimento e comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro