Diálogos de peito aberto
Mamileiros e mamiletes, à medida que a sociedade avança, as escolas se movem saindo do autoritarismo e indo em direção a projetos pedagógicos que abraçam a importância do acolhimento e da compreensão das necessidades individuais dos alunos. Também, pautas como saúde mental e neurodiversidade passam a encontrar espaço de representação. Ao mesmo tempo, lidando com cidadãos ainda em formação, é papel da escola criar limites para garantir um ambiente propício ao aprendizado e à convivência. Então, surge a questão: como garantir que as políticas disciplinares sejam justas e eficazes, sem comprometer a integridade emocional e educacional dos estudantes?
Além disso, com pais cada vez mais ausentes, trabalhando em sua maioria, a atenção aos limites em casa está mais elástica, relegando a escola o papel de reguladora? Inclusive, no contexto de escolas particulares e pais tratados como clientes, acrescenta uma camada adicional de complexidade. Como equilibrar as expectativas dos pais com a necessidade de estabelecer consequências claras para regras quebradas?
Nesse episódio desejamos compreender se é possível navegar entre a necessidade de impor limites e o compromisso com uma educação democrática e inclusiva. Vamos conversar sobre o delicado equilíbrio entre promover um ambiente de aprendizado atencioso e manter o respeito pelas normas estabelecidas.
Nos acompanham nessa missão Ana Elisa Siqueira, Pedagoga e Diretora da Escola Amorim Lima SP, Suzana Mesquita Moreira – Pedagoga da Escola Projeto de Vida e Rodolfo Pauzer, Diretor da EMEF Rui Bloem.
FALE CONOSCO
. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui
. Instagram: aqui
. LinkedIn: aqui
. Youtube: aqui
CONTRIBUA COM O MAMILOS
Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda participa do nosso grupo especial no Telegram. É só R$9,90 por mês! Quem assina não abre mão.
https://www.catarse.me/mamilos
Equipe Mamilos
Mamilos é uma produção do B9
A apresentação é de Cris Bartis e Ju Wallauer.
Pra ouvir todos episódios, assine nosso feed ou acesse mamilos.b9.com.br
Quem coordenou essa produção foi Beatriz Souza.
A edição foi de Mariana Leão e as trilhas sonoras, de Angie Lopez.
A coordenação digital é feita por Agê Barros.
O B9 tem direção executiva de Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo.
O atendimento e negócios é feito por Telma Zennaro.