Naruhodo #334 - Por que caímos em golpes? • B9

Por que caímos em golpes?

Naruhodo! 334

Ouvir Por que caímos em golpes? no Spotify
Ouvir Por que caímos em golpes? no Google Podcasts
Ouvir Por que caímos em golpes? no Apple Podcasts
Ouvir Por que caímos em golpes? no Pocket Casts
Ouvir Por que caímos em golpes? no Pocket Casts
Capa - Por que caímos em golpes?

O podcast pra quem tem fome de aprender

Ou você já caiu num golpe, ou conhece alguém próximo que caiu.

Mas por que a gente cai nessas fraudes, que cresceram ainda mais depois do advento da internet?

A ciência explica isso?

Confira no papo entre o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.

> OUÇA (54min 19s)

========

Download | iTunes | Android | Feed

*

Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender. Ciência, senso comum, curiosidades, desafios e muito mais. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.

Edição: Reginaldo Cursino.

http://naruhodo.b9.com.br

========

PARCERIA: ALURA

A Alura tem mais de 1.000 cursos de diversas áreas e é a maior plataforma de cursos online do Brasil — e você tem acesso a todos com uma única assinatura.

Aproveite o desconto de R$100 para ouvintes Naruhodo no link:
https://bit.ly/naruhodo_alura

========

REFERÊNCIAS

Propaganda TelexFREE exibida no intervalo do Fantástico da globo 02/06/2013
https://www.youtube.com/watch?v=NW7VnPupfes

Why do individuals respond to fraudulent scam communications and lose money? The psychological determinants of scam compliance
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jasp.12158

Scam Compliance and the Psychology of Persuasion
https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2364464

Consistency-based compliance across cultures
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0022103105000521

Do You Love Me? Psychological Characteristics of Romance Scam Victims
https://www.liebertpub.com/doi/full/10.1089/cyber.2016.0729

Consumers’ response to mass market scam solicitations: profiling scams and responses
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1068316X.2022.2038599

We will make you like our research: The development of a susceptibility-to-persuasion scale
https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0194119

What drives customers’ willingness to pay price premiums for luxury gastronomic experiences at michelin-starred restaurants?
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S027843191830793X?casa_token=HuOVhK5VakIAAAAA:pWVI4tBkEv6AQQ-qGAcQU67NsMUC_lK-e0EX6zCeyAh4-cINvy2BZLx17ADNz-cpFFXmiOYxcAYR

Individual differences in susceptibility to online influence: A theoretical review
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563217301504

When Saying Yes Leads to Saying No: Preference for Consistency and the Reverse Foot-in-the-Door Effect
https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0146167201277008?casa_token=QuQFh18DJMwAAAAA:wT0LZEbLK2slEh3bIeKB7_UeOzH-9wEeJFE3dZTBrjK05_dCBPRLhjcM3D21251zRfiEylbK2Iir9TI

Preference for Consistency as a Moderator of the Low-Ball Technique
https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/19485506221086176

Does social psychology persist over half a century? A direct replication of Cialdini et al.’s (1975) classic door-in-the-face technique.
https://psycnet.apa.org/record/2020-75414-001

Naruhodo #208 – Qual o efeito da publicidade sobre as crianças? – Parte 1 de 2
https://www.youtube.com/watch?v=E2s-p8D0MTc&ab_channel=Cient%C3%ADstica%26PodcastNaruhodo

Naruhodo #209 – Qual o efeito da publicidade sobre as crianças? – Parte 2 de 2
https://www.youtube.com/watch?v=gS3Sc21lEZU&ab_channel=Cient%C3%ADstica%26PodcastNaruhodo

Naruhodo #280 – Porque compartilhamos fake news?
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-280-por-que-as-pessoas-compartilham-fake-news/

Naruhodo #285 – Por que outras pessoas não entendem coisas que são óbvias para nós?
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-285-por-que-outras-pessoas-nao-entendem-coisas-que-sao-obvias-para-nos/

Naruhodo #267 – O que é dissonância cognitiva – Parte 1
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-267-o-que-e-dissonancia-cognitiva/

Naruhodo #268 – O que é dissonância cognitiva – Parte 2
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-268-o-que-e-dissonancia-cognitiva-parte-2-de-2/

========

APOIE O NARUHODO PELA PLATAFORMA ORELO

Um aviso importantíssimo: o podcast Naruhodo agora está no Orelo: https://bit.ly/naruhodo-no-orelo

E é por meio dessa plataforma de apoio aos criadores de conteúdo que você ajuda o Naruhodo a se manter no ar.

Você escolhe um valor de contribuição mensal e tem acesso a conteúdos exclusivos, conteúdos antecipados e vantagens especiais.

Além disso, você pode ter acesso ao nosso grupo fechado no Telegram, e conversar comigo, com o Altay e com outros apoiadores.

E não é só isso: toda vez que você ouvir ou fizer download de um episódio pelo Orelo, vai também estar pingando uns trocadinhos para o nosso projeto.

Então, baixe agora mesmo o app Orelo no endereço Orelo.CC ou na sua loja de aplicativos e ajude a fortalecer o conhecimento científico.

https://bit.ly/naruhodo-no-orelo