Um clássico venezuelano estreia a temporada de leituras da América Latina
Há cenários que são protagonistas. As planícies venezuelanas, os llanos, são o primeiro plano neste embate entre o rural e o urbano, o erudito e o popular, a civilização e a barbárie. Mas por onde chega cada um deles, o que define onde está o progresso, quem traça a linha de corte da moral e quem castra os instintos e constrói as leis? Em cada terra se faz de um jeito. Nesta terra, se faz do jeito de Dona Bárbara, a latifundiária que sobreviveu à violência, que conviveu com o machismo e que misturou luxúria e feitiçaria para ganhar terrenos, gado e homens. Ela é a dona da palavra final, carrega o martelo da justiça, a chave da prisão, o laço do peão. É detentora de poderes que botam medo e do dinheiro que tudo compra. É assim pelo menos até a chegada de Santos Luzardo, o doutor, que conheceu a cidade e quer mudar o caminhar do llano. Dona Bárbara, do venezuelano Rómulo Gallegos, é tema do episódio de estreia da quinta temporada do Põe na Estante, no qual a apresentadora Gabriela Mayer recebe a professora de relações internacionais Erika Medina, venezuelana que vive no Brasil, e o historiador Vinícius Barbosa, autor do perfil @latinaleitura no Instagram.
Este é um podcast apresentado por B9 e produzido por Rádio Guarda-chuva.
IG: @poenaestante Twitter: @poenaestante
E-mail: [email protected]
Arte: Arthur Mayer
Trilha: Getz me to Brazil, Doug Maxwell
Precisamos de Novos Nomes, de NoViolet Bulawayo
Único livro da escritora zimbabuana publicado no Brasil
Sobrevidas, de Abdulrazak Gurnah
Primeiro romance traduzido no Brasil do Nobel de Literatura de 2021
O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chiziane
Livro da primeira escritora moçambicana a publicar um romance
A Mulher de Pés Descalços, de Scholastique Mukasonga
A escritora ruandesa sobrevivente do genocídio honra seus mortos com as palavras
Os da Minha Rua, de Ondjaki
Livros de contos do escritor angolano resgata a experiência de ser criança
Cidadã de Segunda Classe, de Buchi Emecheta
A estreia da temporada Leia África convida à obra de escritora nigeriana
A Valise do Professor, de Hiromi Kawakami
Uma história sobre a solidão e o poder dos encontros
Memórias de um urso-polar, de Yoko Tawada
Três gerações de ursos-polares contando as próprias histórias e a do século XX
O País das Neves, de Yasunari Kawabata
Um triângulo amoroso para bons entendedores vivido em meio a gélidas montanhas japonesas
Klara e o Sol, de Kazuo Ishiguro
Romance mais recente do Nobel de Literatura, livro celebrado como um dos melhores de 2021
O Fuzil de Caça, de Yasushi Inoue
Um romance epistolar sobre um triângulo amoroso silencioso e solitário
Tsugumi, de Banana Yoshimoto
Uma história de memórias de infância, um livro nostálgico com vista para o mar
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
Põe na Estante
Um clube do livro no formato de podcast
O Põe na Estante é um espaço de debates sobre literatura de autoria da jornalista Gabriela Mayer. Aqui você encontra um clube do livro no formato de podcast, com conversas sobre obras brasileiras e estrangeiras. A cada temporada, episódios quinzenais.
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
Gabriela Mayer
Sou jornalista, trabalhei em televisão desde o início da minha carreira – que é recente, começou, de papel passado, em 2010. Agora estou experimentado o rádio. Além dos livros, gosto de estudar idiomas. Vivo em São Paulo e as cidades imensas, cheias de anônimos, me fascinam. Muito prazer!
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
