A importância de contar histórias e de construir memórias neste livro do autor chileno
A História, com H maiúsculo, a história, com minúscula, e a história da história estão aqui, nesse encontro que empilha e sobrepõe ficção e realidade, passado e presente, indivíduo e coletivo. Formas de Voltar para Casa é um retorno simbólico aos efeitos perenes de uma das ditaduras mais violentas da América Latina. O protagonista-narrador, um menino que cresceu durante a ditadura de Pinochet, revisita os vazios e os silêncios deixados pela repressão. Suas memórias do vizinho que não tinha família e as vezes recebia pessoas à noite se contrapõem às memórias a respeito dos próprios pais, que se isentaram no período em que o Estado matou, torturou e sequestrou. A apatia da família, que não é clara no passado, pesa como chumbo no presente. Ainda mais depois do reencontro com uma paixão platônica dos tempos de garoto. Resta escrever, buscar nas palavras uma elaboração de tantas ausências e uma resposta a tantas perguntas antigas e novas. Formas de Voltar para Casa, do chileno Alejandro Zambra, é tema deste segundo episódio da temporada, em que a jornalista Gabriela Mayer, apresentadora do podcast, recebe o jornalista chileno Aldo Quiroga, professor da PUC-SP e apresentador da TV Cultura, e a idealizadora e apresentadora do Faxina Podcast, Heloiza Barbosa.
Este é um podcast apresentado por B9 e produzido por Rádio Guarda-chuva.
IG: @poenaestante Twitter: @poenaestante
E-mail: [email protected]
Arte: Arthur Mayer
Trilha: Getz me to Brazil, Doug Maxwell
Precisamos de Novos Nomes, de NoViolet Bulawayo
Único livro da escritora zimbabuana publicado no Brasil
Sobrevidas, de Abdulrazak Gurnah
Primeiro romance traduzido no Brasil do Nobel de Literatura de 2021
O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chiziane
Livro da primeira escritora moçambicana a publicar um romance
A Mulher de Pés Descalços, de Scholastique Mukasonga
A escritora ruandesa sobrevivente do genocídio honra seus mortos com as palavras
Os da Minha Rua, de Ondjaki
Livros de contos do escritor angolano resgata a experiência de ser criança
Cidadã de Segunda Classe, de Buchi Emecheta
A estreia da temporada Leia África convida à obra de escritora nigeriana
A Valise do Professor, de Hiromi Kawakami
Uma história sobre a solidão e o poder dos encontros
Memórias de um urso-polar, de Yoko Tawada
Três gerações de ursos-polares contando as próprias histórias e a do século XX
O País das Neves, de Yasunari Kawabata
Um triângulo amoroso para bons entendedores vivido em meio a gélidas montanhas japonesas
Klara e o Sol, de Kazuo Ishiguro
Romance mais recente do Nobel de Literatura, livro celebrado como um dos melhores de 2021
O Fuzil de Caça, de Yasushi Inoue
Um romance epistolar sobre um triângulo amoroso silencioso e solitário
Tsugumi, de Banana Yoshimoto
Uma história de memórias de infância, um livro nostálgico com vista para o mar
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
Põe na Estante
Um clube do livro no formato de podcast
O Põe na Estante é um espaço de debates sobre literatura de autoria da jornalista Gabriela Mayer. Aqui você encontra um clube do livro no formato de podcast, com conversas sobre obras brasileiras e estrangeiras. A cada temporada, episódios quinzenais.
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
Gabriela Mayer
Sou jornalista, trabalhei em televisão desde o início da minha carreira – que é recente, começou, de papel passado, em 2010. Agora estou experimentado o rádio. Além dos livros, gosto de estudar idiomas. Vivo em São Paulo e as cidades imensas, cheias de anônimos, me fascinam. Muito prazer!
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
